O 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Picos (4º GBM) atuou de forma intensa na tragédia climática que atingiu o município de Picos na última terça-feira (14) e quarta-feira (15). Ao todo, 21 chamados foram atendidos pela instituição e 34 pessoas foram resgatadas.
De acordo com o capitão do 4º GBM, Alisson Rangel, os bombeiros atuaram na “Operação Guaribas” junto aos soldados do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), realizando resgates e trabalho preventivo.
“A estimativa é que 34 pessoas foram resgatadas no momento da enxurrada com risco de vida, dois resgates em óbito [homem levado pela enxurrada e homem que morreu eletrocutado]. Cerca de 200 pessoas atendidas juntamente com o 3º BEC de Picos, incluindo as atividades preventivas. Porém, o número de afetados da cidade no total é de repasse da Defesa Civil e da Assistência Social”, disse o capitão Alisson Rangel.
O prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), durante coletiva de imprensa concedida ontem, agradeceu todo empenho dos bombeiros e do Exército no resgate das famílias.
“Nós fomos surpreendidos por eventos climáticos atípicos, o 3º BEC e o Corpo de Bombeiros realmente foram uma mão amiga para nossa cidade. Além do sentimento de civismo, por terem laços com Picos, as instituições se envolveram de forma total e somos gratos, o povo de Picos é muito agradecido pelo trabalho brilhante que desempenharam”, pontuou.
As áreas mais atingidas pelas chuvas foram os bairros Ipueiras, Canto da Várzea e Emaús. Entre as ocorrências atendidas houveram dois óbitos relacionados às chuvas: Marcondes Barros (veio a óbito após ser levado pela correnteza) e Francisco Vicente de Sousa (veio a óbito após sofrer uma descarga elétrica enquanto atravessa a correnteza).
Além disso, duas casas desmoronaram no bairro Paroquial nesta quarta-feira (15). A estimativa é que 20 moradias foram condenadas na cidade de Picos após a estrutura ser comprometida.
Fortes chuvas
O município de Picos já registou duas chuvas de grandes intensidades. Uma ocorreu no dia 29 de dezembro de 2024, cerca de 165 milímetros, e do dia 14 de dezembro com 135 milímetros.
As duas precipitações deixaram um rastro de destruição na cidade.
Cidade Verde