O prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), convocou uma reunião de emergência, no final da manhã desta terça-feira (14), para a criação de uma Gabinete de Crise Emergencial que atuará na prevenção e no enfrentamento aos transtornos, como enchente e deslizamentos nas encostas de morros, causados pelas fortes chuvas que atingem o município.

O Gabinete de Crise Emergencial é formado por representantes da Prefeitura, do 3º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção), do 4º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar), da Defesa Civil Estadual, do DER/ PI (Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Piauí), da 4ª Delegacia da PRF (Polícia Rodoviária Federal), do 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar), da Polícia Civil, do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), dos Bombeiros Civil, da Secretária de Estado e Recursos Hídricos do Meio Ambiente do Piauí, da Agespisa, da Equatorial do Piauí, do Ministério Público Estadual (MPE), da Procuradoria Geral do Município e da Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de Picos.

Também fazem parte do Gabinete representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Urbanismo, da Secretaria de Limpeza Pública, da Secretaria Municipal de Governo, da Secretaria Municipal de Administração, da Secretaria Municipal de Educação e da Defensoria Pública Estadual.

Na avaliação do Comandante do 3º BEC, Tenente-coronel, Aécio, a criação de um Gabinete de Crise Emergencial de crise é muito importante para centralizar as ações. “Vai facilitar tanto as ações corretivas quanto as ações preventivas”, acrescentou o Comandante.

O Comandante Grupamento de Bombeiros Militar, Tenente, Medeiros, informou que o GBM de Picos irá receber o reforço de dez bombeiros da cidade de Teresina.

O representante da PRF, Júnior Nobre, salientou que a 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal tem auxiliado o DNIT, com vistorias a cada hora, no trecho da BR 316, na saída da cidade no sentido de Teresina, que foi alagado com pela chuva.

Na reunião o prefeito, Dr. Pablo, decretou Estado de Calamidade Pública no município de Picos e enviará um Ofício ao MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), com o intuito de solicitar assistência para as famílias afetadas pela enchente.

Outra definição foi que a Defesa Civil Estadual irá catalogar e monitorar potenciais áreas de risco. Já a secretaria de Obras irá formar um grupo para realização de obras emergenciais e auxiliar o trabalho do DER. Enquanto isso a Secretaria de Limpeza Pública vai intensificar os trabalhos para evitar a obstrução de bueiros e galerias.

Dr. Pablo Santos frisou que com a criação do Gabinete de Crise Emergencias decisões vão ser tomadas de maneira conjunta para que os problemas ocasionados pelas chuvas possam ser solucionados o quanto antes.

“Quero dizer ao povo picoense que nós estamos imbuídos, irmanados para que a gente possa dar soluções imediatas e rápidas para que a gente possa resolver os problemas do nosso município. Desde já quero me solidarizar com todas as famílias acometidas pelas enchentes e que dizer que o poder público Municipal, o poder público Estadual e Federal, certamente estarão juntos para poder amenizar o sofrimento do nosso povo. Desde já eu sós tenho a dizer ao povo picoense que lamento muito que isso esteja acontecendo em nosso município e agora o nosso papel é estar ao lado do povo para poder realmente atender as demandas necessárias”, encerrou o prefeito de Picos.

O Gabinete de Crise será instalado no Palácio Coelho Rodrigues, sede da Prefeitura de Picos.

Confira o Decreto:

DECRETO-18-2025-DECRETA-ESTADO-DE-CALAMIDADE-PUBLICA-NO-MUNICIPIO-DE-PICOS-PI

Fonte: CCOM