Praticamente todos os prefeitos eleitos que não foram apoiados por seus antecessores dizem ter recebido uma herança maldita. A maioria deles reclama de sucateamento da máquina pública e débitos. Já os ex-gestores, em quase sua totalidade, propagam que entregaram os municípios em excelentes condições, tanto fiscalmente, como estruturalmente. Há até relatos de que deixaram muito tutu nas contas bancárias.
Sugestão
Bem, diante das afirmações, a coluna sugere que seja acionado um detector de mentiras. Mas segundo um leitor, é bem capaz que o equipamento apresente um resultado de igualdade entre as narrativas apresentadas.
Tudo bem, obrigado
Já aqueles que foram eleitos contando com os ex-mandatários como padrinhos e usufruindo das estruturas da viúva, nada têm a reclamar. Afinal, com raríssimas exceções, contra aqueles que não ousarem se rebelar, terão que passar quatro anos assinando só após os patronos fazerem um X e autorizarem a fazer a rubrica.
Pode isso, Arnaldo?
A quantidade de eleitores que estavam trabalhando na condição de contratados na Prefeitura Municipal de Picos, que juram de pés juntos que votaram no prefeito Pablo Santos (MDB), aumenta a cada dia que passa.
Muito cuidado
Os trapaceiros procuram os vereadores governistas e requisitam uma boquinha na atual gestão. Eles garantem ter votado no gestor e em um vereador da base aliada. Bem, eles jogam o barro na parede e aí, vai que cola.
O vigilante
Só que os trambiqueiros não terão vida fácil na arte da trapaça. É que existem vários vigilantes para evitar que algum destes consiga êxito no plano de enganação. E dentre os vigias, tem um que não tem papas na língua, caso ele perceba algo de anormal não titubeia, abre logo o bocão e solta cobras e lagartos.
Entrou na trilha
Quem entrou na trilha rumo a Assembleia Legislativa do Piauí foi o presidente da Associação Piauiense de Munícipios (APPM), e ex-prefeito de Caridade, Antonielto Silva, mais conhecido no meio político como Toninho de Caridade (PSD). O presidente deixará o comando da entidade e já começou a articular sua futura candidatura a deputado estadual.
Com a chancela
O projeto de Toninho recebeu a chancela do deputado federal Júlio Cesar e do deputado estadual Georgiano Neto. O ex-gestor vem costurando apoio de prefeitos, ex-prefeitos vereadores e lideranças políticas que detém expressiva densidade eleitoral em diversos municípios do estado.
Absoluto
O prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra (MDB), demonstrou ser um exímio agregador de ideias. O gordinho, como é apelidado no meio político, irá presidir a Associação Piauiense de Municípios (APPM). O ato que elegerá a nova diretoria da entidade municipalista, ocorrerá em Assembleia Geral Ordinária no próximo dia 17 de janeiro com chapa única encabeçada por Admaelton.
O Homem da Luz
O técnico em eletricidade Ramon Alves voltou a supervisionar o setor de iluminação pública do município de Picos. Ele já havia ocupado o cargo nas gestões dos ex-prefeitos Kleber Eulálio e Padre Walmir Lima. Nesse período, Ramon desempenhou um trabalho de excelência. Alves recebia rasgados elogios até mesmo de quem fazia oposição à gestão da época. Pois não é que na atual administração, com menos de duas semanas no posto, a população já começa a sentir os efeitos positivos da atuação do homem da estação da luz.
Agro é Picos
O prefeito Pablo Santos (MDB) já confirmou que irá criar quatro novas secretarias no organograma de sua gestão administrativa. Ao que tudo indica, uma destas será voltada para fortalecimento do agronegócio e que ficará sobre a batuta do suplente de vereador, Beron Filho (PSB).
Ansioso
Segundo uma fonte próxima do socialista, antes mesmo da pasta ser criada, o socialista já trabalhar para potencializá-la. De acordo com a mesma fonte, Beron Filho, que possui muita influência no meio político, empresarial e do terceiro setor, está ansioso para receber a outorga do prefeito e começar a trabalhar.