Diante dos impactos causados pela forte chuva que atingiu a região na noite deste sábado, 28 de dezembro, o prefeito eleito do município de Picos, Pablo Santos (MDB), mobilizou alguns integrantes da futura gestão – que iniciará no dia primeiro de janeiro – para discutir a situação do momento e novas ações na cidade. 

O próximo gestor mobilizou os órgãos estaduais e orientou a criação de uma força-tarefa para atuar em diversas frentes para atendimento da população. A reunião, que contou a participação das secretarias de estado da Defesa Civil e Assistência Social e Cidadania, aconteceu na manhã desta segunda-feira (30), no plenário da Câmara Municipal. 

Além dos auxiliares do governo do estado, também participaram da reunião, os futuros secretários municipais de Governo,Junior Santos; Defesa Civil, Camila Luz, e representantes das pastas de Obras e Assistência Social, e ainda o próximo presidente da Câmara Municipal, o vereador Rinaldinho (MDB) e os vereadores Valdivia Santos (PT), Chaguinha e Maté, ambos do (PSB).

Também enviaram representação para a reunião, o 3º Batalhão de Engenharia e Construção (3ºBEC), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e igreja católica. Nenhuma autoridade da atual administração participou do momento.