A cidade de Picos receberá, nesta segunda-feira, 30, uma equipe da Defesa Civil do Piauí para avaliar os estragos causados pelas chuvas intensas que atingiram o município na madrugada e início da manhã deste domingo.
De acordo com o climatologista Werton Costa, um vorte ciclônico de altos níveis trouxe muitas instabilidades para a região, resultando em volumes chuvosos expressivos. Essas chuvas ultrapassaram significativamente a média esperada para todo o mês de dezembro, que era de 84 milímetros, causando alagamentos, inundações e deslizamentos de terra em diversas áreas da cidade, como os bairros DNER, Junco, São José, Bomba, Ipueiras, Canto da Várzea e o Centro.
“O município de Picos foi surpreendido nesta manhã de domingo com volumes chuvosos expressivos, oscilando entre 130 a 160 milímetros, evento esse considerado com alto grau de risco ou de severidade,” afirmou Werton Costa.
Devido ao alto grau de risco hidrológico, geológico e geomorfológico que Picos comporta, a Defesa Civil do Estado acionou um gabinete de crise, envolvendo a Secretaria de Infraestrutura (C-INFRA), a Secretaria de Assistência Social (SASC), a Defesa Civil e a Coordenação de Governo (C-GOV). Uma equipe de engenheiros foi enviada para uma vistoria preliminar dos danos e, na manhã de segunda-feira, assistentes sociais farão um acompanhamento das famílias impactadas.
Segundo Werton Costa, embora haja previsão de chuva para a segunda-feira, não são esperados novos desastres. “O cenário no presente é de estabilidade. Haverá uma chuva, segundo a previsão, mas sem grandes impactos. Porém, nos próximos dias, segue a condição de tempo firme ou abafado. A Defesa Civil está monitorando para dar as informações para os cidadãos piauienses para garantir uma virada de ano com segurança”, concluiu.
Fonte: Cidades na Net