Subiu fumaça branca na chaminé da Câmara Municipal de Picos. O vereador Rinaldinho (MDB) deu largas passadas e praticamente assegurou a vitória na eleição para presidente da Mesa Diretora.  O decano, que já havia recebido o “sim” dos colegas de partido e do camarada Antônio Moura, ouviu também o “estamos contigo” dos três pupilos do homem de fé: Chaguinha, Dalva Mocó e Maté. E neste final alinhará com os petistas Wellington Dantas e Valdivia Santos e com o psdistas, João Rufino.

Declarou

Foi a eleição menos acirrada dos últimos anos no parlamento local. Após os vereadores do MDB, partido que fez a maior bancada, fecharem questão em torno do nome de José Rinaldo, praticamente foi posto fim às esperanças do atual presidente, que até ensaiou uma candidatura, mas após as articulações do emedebista, resolveu recuar e também depositar seu voto no colega.

Dito e feito

Como havia pregado, o emedebista não fez tratativa sobre montagem de chapa com nenhum dos integrantes da futura bancada de oposição. A chapa a ser apresentada será genuinamente governista. Não sei se servirá como consolo para os oposicionistas. A tendência é que eles recebam um tratamento republicano do futuro mandatário já que Rinaldo possui perfil de político sereno e conciliador. 

Moldando

Ao que tudo indica, a política que vem sendo executada pelo prefeito eleito, Pablo Santos (MDB), até o momento parece que não vai possibilitar a convocação dos primeiros suplentes de cada partido do arco de aliança, mas até o dia da posse tudo pode acontecer.  O prefeito eleito trabalha de forma intensa para agradar a todos os que lhe ajudaram a conquistar o palácio Coelho Rodrigues.

Está garantido

Bem, quem se garantiu em uma das acolchoadas cadeiras do plenário Pedro Barbosa da Silva, na Câmara Municipal de Picos, foi Fabiano Oliveira. Considerado uma das surpresas da eleição, o camarada ocupará o assento no lugar do petista Wellington Dantas (PT), indicado pelo prefeito para para a Secretaria de Assistência Social.

Esqueceram de mim

Enquanto Fabiano já tem destino confirmado, a outra surpresa do pleito, Beron Filho (PSB), até o momento está boiando no lago da incerteza. Será que o socialista fará o papel que fez o ator Macaulay Culkin no filme esqueceram de mim?

À espera da terra prometida

Também esperam as acomodações os suplentes Edimar (MDB) e Toinho de Chica. Eles ainda receberam o panetone natalino, mas como assegura a liturgia da Igreja Católica, o período natalino só se encerra no dia seis de janeiro quando se celebra a festa de Santo Reis. Até lá eles receberão boas notícias.

Por que será?

Faltando apenas três dias para tomarem posse em seus respectivos municípios, a maioria dos prefeitos eleitos e reeleitos da região ainda não anunciaram a composição do primeiro escalão de seus governos. Ao que tudo indica, existe Nó Cego que os gestores eleitos estão encontrando dificuldade de desatar.

Com a força do povo

Em Aroeiras do Itaim, o prefeito eleito, Marciano Macedo (PSD), e seu vice, Zênio Neves, tomarão posse no dia primeiro em meio a um forte apoio popular. Eles acabaram com a hegemonia da família de Deus, que comandava o município desde de sua fundação. Segundo um Aroeirense que acompanha a política do município, basta eles fazerem o feijão com arroz que não perderão o poder tão cedo. Mas, será que nem o tradicional feijão com arroz vinha sendo feito?

Desafio

Em Santana do Piauí, o prefeito Adonaldo Cassiano (Solidariedade), que entrou na disputa eleitoral aos 40 minutos do segundo tempo e caiu nas graças do povo, receberá um município organizado graças a gestão de muita austeridade da prefeita, Maria José (Progressistas). O grande desafio do futuro gestor é não deixar a peteca cair e se manter nas graças dos santanenses.  

Temerosos

Em um município da região, os aliados estão bastante temerosos com o segundo mandato do prefeito reeleito. Lá, o homem, precisando de apoio para reeleição, já tratava parte do grupo de coalizão à base de farinha seca e água de cacimba. Segundo um aliado, é bem capaz que nem farinha o gestor sirva a partir do dia primeiro de janeiro.  

Ansiosos

Lá para as bandas de Dom Expedito Lopes, o prefeito Valmir Barbosa (Republicanos), após entregar as chaves da prefeitura, caso ele faça esse gesto, vai ter que se preparar para aguentar as chacotas dos apoiadores do grupo vitorioso. Segundo uma fonte, há alguns expeditenses que estão com o gestor entalado na goela e que só vão desentalar quando o homem perde o posto máximo do município.

 Insossa

Em tom de brincadeira o vereador Afonsinho (Progressistas) declarou que a eleição para a presidência da “Mesa Diretora” da Câmara Municipal de Picos foi muito insossa. O parlamentar esperava pelo menos um ensaio de disputa. Caso isso tivesse acontecido pelos menos uns dois jantares ou almoços a oposição filava. 

Gratidão 

Mais um ano chegando ao fim e não podemos esquecer de agradecer a todos os amigos, leitores, colaboradores e apoiadores da coluna Panorama Regional. Que nos ajudam, seja com elogios, críticas ou sugestões. O agradecimento não poderia ser com outras palavras a não ser gratidão a todos por mais ano.  Queremos desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos vocês e seus familiares. Que o ano de 2025 seja de realizações, paz, conquistas, sucesso e muita saúde.