O Hemocentro Regional de Picos enfrenta uma situação preocupante em razão do baixo estoque de bolsas de sangue durante este período de fim de ano. A coordenadora da regional de Picos, Ana Paula Batista, informou que atualmente o estoque encontra-se em estado crítico. Segundo ela, a maior dificuldade é com relação a doações para tipagens negativas.
Além de atender a cidade sede, o Hemocentro é responsável pelo abastecimento dos municípios da macrorregião de Picos e das agências transfusionais de Oeiras, Valença do Piauí e São João do Piauí. Junto a isso, também há colaborações de urgência com as demais regionais em Teresina, Parnaíba e Floriano que, atualmente, também estão com estoques baixos.
“Nós [o Hemocentro de Picos] somos responsáveis por abastecer todas as nossas regiões. Picos não é responsável por abastecer só as unidades de saúde da nossa cidade. Picos tem toda uma macrorregião com mais de cinquenta municípios aos quais nós somos responsáveis. […] Se hoje chegasse um paciente necessitando de uma transfusão da tipagem negativa, o nosso estoque estaria zerado”, disse Ana Paula em entrevista ao Grande Jornal.
Ana Paula faz um apelo para que as pessoas doem sangue e ajudem a salvar vidas.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA: