O secretário de Estado do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, realizou neste sábado, 14, uma visita técnica às obras da Santa Inês Soluções Ambientais, localizadas em uma grande área de terras onde funcionará um aterro sanitário que promete ser um marco na gestão de resíduos sólidos da região. Localizado na zona rural do município de Francisco Santos, o empreendimento é projetado para atender à crescente demanda de descarte e tratamento de resíduos de forma eficiente e ambientalmente responsável.
Durante a visita, o secretário Daniel Oliveira esteve acompanhado pelos empresários Getúlio Alves de Carvalho e Getúlio Filho, que também é engenheiro e responsável pelo projeto. Segundo ele, o empreendimento foi planejado seguindo as mais rigorosas normas ambientais e de engenharia, garantindo sua operação sustentável.
O aterro sanitário contará com uma área de mais de 100 hectares, suficiente para atender à demanda de 70 cidades, incluindo Picos, por mais de 30 anos. A capacidade total é estimada em 520 toneladas de resíduos sólidos por dia, com possibilidade de ampliação.
Ainda de acordo com Getúlio Filho, as obras estão em fase de escavação e a expectativa é que o aterro entre em operação já em meados de abril do próximo ano, com a conclusão da primeira etapa. O projeto é considerado estratégico, não apenas por resolver um gargalo ambiental, mas também por atrair investimentos para a região, como a construção das vias de acesso e futuramente o asfaltamento interligando também as BRs 316 e 407. Atualmente, a instalação do aterro gera 25 empregos diretos, podendo dobrar essa quantidade na fase de operação.
O secretário Daniel Oliveira destacou a importância do empreendimento para a grande região de Picos. “Estamos diante de uma obra que não apenas resolve um problema estrutural de décadas, mas também inaugura uma nova fase na gestão ambiental dessa região. Esse projeto, que é 100% privado, poderá solucionar problemas históricos, como a contaminação do solo e de rios causada por lixões a céu aberto. É importante que os municípios aqui do entorno possam aderir a essa proposta e assim ficarão em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que exige a destinação adequada do lixo”, concluiu.
Fonte: Picos 40 Graus
Imagens Aéreas: Ismael Kennedy