Nova rodada da pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (13/12) aponta um empate no índice de avaliação positiva e negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, 34% dos brasileiros avaliam a gestão petista como boa ou ótima, mesmo percentual dos que consideram ruim ou péssima.

Ainda de acordo com a sondagem, 30% veem a administração de Lula como regular e 2% não souberam ou não responderam.O levantamento ouviu 2 mil brasileiros entre 5 e 10 de dezembro, em 131 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Na última sondagem, de setembro, o percentual de brasileiros que consideravam o governo bom ou ótimo era de 35%, ou seja, houve uma oscilação dentro da margem de erro. Já entre os que consideram ruim ou péssimo, o índice se manteve em 34% em comparação com a pesquisa anterior.

A avaliação positiva é maior entre as mulheres (38%), pessoas com mais de 60 anos (52%), entrevistados que possuem o ensino fundamental (47%), moradores da região Nordeste (50%) e católicos (41%).

Por outro lado, a avaliação de que a administração do petista ruim ou péssima predomina entre homens (35%), pessoas entre 35 e 44 anos (40%), com ensino superior (42%), moradores da região Sul (45%) e evangélicos (41%).

180 graus