Os governadores dos estados do Nordeste elegeram, por unanimidade, Rafael Fonteles (PT), governador do Piauí, como o novo presidente do Consórcio Nordeste. Os gestores se reuniram na quinta-feira (12), em Natal (RN), durante uma assembleia geral ordinária.

Fonteles sucede a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, e seu mandato terá duração de um ano.

O governador do Piauí estabeleceu como prioridades para sua gestão temas como segurança públicasaúdeeconomia sustentabilidade.

“As pesquisas apontam que saúde e segurança são as maiores dores do nosso povo, então tem que ser prioridade”, explicou.

Em seu discurso de posse, Rafael Fonteles destacou o compromisso com os interesses regionais.

“Nossa dedicação vai ser total para cumprir as funções principais que eu acho que estão na origem do Consórcio Nordeste, que é a defesa dos interesses da região, a promoção do potencial econômico e o compartilhamento das melhores experiências uns com os outros, porque as câmaras temáticas conduzem isso muito bem”, afirmou.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp
  • Compartilhe esta notícia no Telegram

Outro destaque foi o fortalecimento da produção de energia limpa como vetor de desenvolvimento.

“O tema da energia talvez seja o mais importante, do ponto de vista econômico do Nordeste, que pode representar, de fato, a verdadeira industrialização da nossa região. Nos últimos 50 anos, o PIB do Nordeste não ultrapassou 14% do PIB brasileiro, mesmo tendo 28% e 29% da população. Então, esse pensamento de industrializar o Nordeste, a partir dessa matemática energética única que nós temos, é importante e vai estar na prioridade da nossa atuação”, destacou Fonteles.

Na assembleia, os governadores firmaram ainda um acordo de cooperação técnica com o BNDES para o desenvolvimento de projetos regionais. Entre os pontos abordados no acordo estão o fortalecimento da agricultura familiar, a expansão da cobertura de tecnologia 5G e a criação de um fundo para “recaatingamento”, voltado à recuperação ambiental da região.

Criado em 2019, o Consórcio Nordeste é formado pelos nove estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O objetivo do grupo é promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável por meio da cooperação regional.

G1