O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), reuniu a bancada estadual do MDB para reforçar a aliança e garantir o fortalecimento do partido em meio a crescente especulações sobre o cenário político local. O encontro ocorreu durante um jantar estratégico realizado na noite desse sábado (7), em um restaurante na zona Leste de Teresina.
O encontro teve como objetivo principal estreitar os laços entre o governador Rafael Fonteles e os aliados do MDB, especialmente após rumores de uma possível aproximação do Progressistas ao PT. Tal articulação, caso confirmada, poderia alterar o equilíbrio de forças entre os partidos no estado, colocando o MDB em uma posição delicada nas negociações políticas.
Entre os presentes na reunião estavam os deputados Ziza Carvalho (PT), Severo Eulálio (MDB), Ana Paula (MDB), Vanessa Tapety (MDB), João Mádison (MDB), Henrique Pires (MDB), bem como dos deputados federais Castro Neto (PSD) e Marcos Aurélio Sampaio, ambos ligados ao MDB estadual. O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, também estava presente.
Nas redes sociais, a deputada Vanessa Tapety destacou a temática do encontro e reforçou o sentimento de união entre os correligionários juntamente com o chefe do Executivo estadual. “MDB sempre forte e unido! Tmj!!!”, escreveu.
Além do fortalecimento político, o encontro também serviu para alinhar estratégias em relação ao cenário eleitoral de 2026.
Fusão cruzada entre MDB e PSD
Os partidos MDB e PSD no Piauí farão novamente uma fusão cruzada para a corrida do próximo pleito eleitoral, no qual deverá ser realizado apenas no ano de 2026. A informação foi confirmada ao O Dia pelo presidente regional do MDB, o senador Marcelo Castro.
A união de forças não é nova. Nas eleições de 2022, MDB e PSD realizaram a mesma conjuntura política em prol da conquista de cadeiras no Poder Legislativo, tanto na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) como na Câmara dos Deputados.
O Dia