O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Des. Sebastião Ribeiro Martins, falou sobre o processo de análise das contas eleitorais dos candidatos das últimas eleições municipais no Piauí e deu o prazo para concluir o julgamento das contas até o dia 19 de Dezembro.

Des. Sebastião Ribeiro informa que os candidatos que tiveram suas contas reprovadas podem ser diplomados.

“Eu tomei conhecimento que algumas contas de alguns de Teresina […] algumas foram reprovadas, mas se os candidatos entrarem com recurso eles podem ser diplomados no dia e aguardar a decisão. Ou do TRE ou do TSE”, apontou.

“Em primeiro lugar o seguinte: o candidato, ele recebe as doações pessoais, não pode ultrapassar o limite, me parece, 10%, e mais, ele tem que prestar conta de todos os recursos que ele recebeu porque ele recebe recurso do fundo partidário, recebe recurso do fundo eleitoral e também a doações própria, por isso que ele recebe e tem que prestar conta de tudo, desde os santinhos, gasto com combustível, com veículos, locação de veículos. Se ele não comprovar, as contas não serão aprovadas”, concluiu Des. Sebastião Ribeiro.

No Piauí, mais de 10 mil contas estão sendo analisadas. O presidente do TRE-PI conta que o órgão está utilizando uma ferramenta tecnológica para auxiliar na agilidade dos processos. Até agora, 60% das contas foram analisadas, e o tribunal espera concluir até o último dia do prazo de diplomação.

O Dia