Embora não esteja ocorrendo de forma explicita, mas as movimentações pela presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Picos estão acontecendo. Há pelo menos duas conjecturas, a primeira seria a reeleição do atual mandatário Eriberto Barros (PSD). Já a segunda, que seria a incumbência de sentar na principal cadeira do parlamento local, caberia ao decano da Casa Legislativa, Rinaldinho (MDB).

Como será?

A indagação nos arredores da Casa do Povo piceoense é se o processo se dará de forma consensual entre a futura base governista ou se haverá aresta. E se houver, quem será capaz de apará-las, promover a conciliação, pacificar o ambiente e soltar a fumaça branca na chaminé do Palácio Helvídio Nunes de Barros?

Sei não, mas sei lá

Circula à boca miúda o comentário de que os emedebistas, como fizeram a maior bancada, estão dispostos a lutar pelo comando da Mesa Diretora durante toda a legislatura, alternando apenas a caneta entre os dois membros do pulmão grande da legenda.

Sob sigilo

Com exceção das pastas da Saúde e Educação, que já circulam os nomes dos possíveis ocupantes, os demais que irão compor o secretariado do prefeito eleito do município de Picos Pablo Santos (MDB), continua sob sigilo. A peruada até que nomeiam gente, mas afinal, peru é peru. Portanto, tudo ainda no campo da especulação.

Atentai bem

Segundo os buchichos, há determinadas figuras que disputaram o pleito em chapas proporcional, que até já estão inquietas e muito ansiosas. Os comentários é que estas não se deram conta que passarão pelo estadiômetro que medirá o tamanho que elas saíram da eleição.

Deu sinais

Em um dos municípios da região de Picos, o prefeito conseguiu eleger seu sucessor até que com muita facilidade. Mas segundo uma fonte da coluna que acompanha a política da vizinha cidade, já na fase de transição a criatura começa a dar sinais que não será totalmente obediente ao criador.

Rebeldia no ar

Segundo informou a rádio calçada, um grupo de lideranças políticas em Picos estaria se articulando para se rebelar e apoiar um deputado federal no pleito de 2026 que não estivesse ligado a nenhum vereador da “Capital do Mel”.

Vozes do além

Conforme a emissora, alguns integrantes do seleto grupo ouviram vozes do além dando conta que a ideia não seria bem digerida pelos caciques da política local e trataram logo de abortar o plano antes que desce caruncho na farofa.

Não foi bem assim

Mas de acordo com vários membros do agrupamento de possíveis rebeldes, os comentários não passaram de fake News e que o tema nunca foi tratado por eles e todos seguem firmes e fortes seguindo seus chefes políticos.

Antenado

O prefeito eleito de Geminiano, Jailson Campos (PSD), será empossado no dia primeiro de janeiro do próximo ano, mas já está realizando várias articulações junto aos órgãos governamentais, como também com alguns integrantes da bancada federal piauiense com o objetivo de viabilizar obras e recursos para o município. Segundo pessoas próximas do futuro gestor, diversos projetos já estão sendo esboçados para serem apresentados já nos primeiros dias da gestão.

Rumo à Brasília

O prefeito Gil Paraibano (Progressistas) confirmou que há a possibilidade de o mesmo assumir o Senado Federal por um período. Paraibano é o segundo suplente do seu afilhado Ciro Nogueira. A primeira suplente, Elaine Nogueira, que é mãe do parlamentar, irá ocupar uma secretaria na próxima gestão municipal de Teresina, e Gil poderá passar uma temporada no Planalto Central e encerrar sua carreira política como senador da República.

Tempo quente

Segundo uma fonte da coluna, um município vizinho à cidade de Picos, onde grupo político governista não obteve êxito na disputa eleitoral, que o clima está muito tenso entre seus membros. Lá, as relações já não vinham às mil maravilhas, e após serem jantados pela leitoa, o tempo fechou de vez. Será por quê, em?

Xeque-mate

Em Sussuapara, o prefeito eleito Naerton Moura (MDB), após ter ganhado a disputa com uma grande maioria de votos, agora parece que deu um xeque-mate na oposição, literalmente falando. O emedebista acertou os ponteiros com o governador Rafael Fontes (PT) e agora tem portas abertas no Palácio de Karnak.