A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com outras forças de segurança, lançou em Picos a campanha “Policiais Contra o Câncer”, com foco na doação de sangue e arrecadação de leite em pó para o combate ao câncer infantojuvenil. O inspetor da PRF, Matheus Gomes, explicou a importância dessa iniciativa, que tem como objetivo envolver tanto os agentes de segurança como a população.
“A ideia é unir todas as forças policiais nessa causa tão nobre, que é o combate ao câncer infantojuvenil. Fizemos parcerias com a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Exército para arrecadar donativos e sangue”, destacou Matheu Gomes. Ele também ressaltou a colaboração com o Hemocentro Regional de Picos (Hemopi), onde há uma necessidade urgente de ações, especialmente de sangue com fator RH negativo.
O inspetor ressaltou que o final do ano é um período crítico para os bancos de sangue devido às festas, férias e o aumento no número de acidentes. “A necessidade de sangue cresce, mas a quantidade de doadores diminui. Precisamos conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques abastecidos para atender a demanda da macro região de Picos”, disse.
A coordenadora do Hemocentro de Picos, Ana Paula, enfatizou a relevância da participação das forças de segurança. “É de suma importância a PRF neste momento para todos os hemocentros do Piauí: Picos, Floriano, Parnaíba e Teresina. A ação da PRF abrange todo o estado e é um pontapé essencial em um período em que os estoques são críticos, especialmente com a proximidade das festividades. Desde a semana passada, enfrentamos uma grande baixa em todas as tipagens negativas, e Teresina tem sido nosso suporte para essas transfusões”, finalizou.
Confira a entrevista
Matheu Gomes
Ana Paula