O primeiro caso ocorreu por volta de 7h45 do domingo (01), durante fiscalização na BR-316, em Monsenhor Gil (PI), em que um homem de 47 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), por conduzir o automóvel FORD/ECOSPORT FSL com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool. O exame de alcoolemia constatou o teor de 0.83 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Em vista disso, foram tomadas as medidas legais cabíveis.

No período da tarde do domingo (01), na BR-316 em Picos (PI), às 17h, a PRF conduziu mais um homem, de 57 anos, por dirigir um veículo após ter feito a ingestão de bebida alcoólica. O motorista estava em um /TOYOTA HILUX CD e envolveu-se em um sinistro de trânsito. Ao chegar no local do acidente, o condutor tentou evadir-se, mas foi interceptado pelos policiais, que logo perceberam sinais evidentes de embriaguez, como andar cambaleante, fala desconexa e odor etílico. Diante da situação, o condutor foi orientado a realizar o teste de alcoolemia, mas recusou-se a submeter-se ao exame, sendo registrada a recusa no Termo de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora (TCSACP) e posteriormente,  foi encaminhado à Central de Flagrantes de Picos-PI.

Já durante a noite do dia (01), às 20h30, em Teresina (PI) na BR-343, os agentes foram acionados para atender um sinistro de trânsito. Após os procedimentos de atendimento ao acidente, um dos envolvidos, que conduzia um FIAT/MOBI LIKE, um homem de 68 anos, realizou o teste de etilômetro, no qual foi constatado o teor  de 0.70 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Diante das informações, foi verificado, a princípio, a ocorrência de Conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool – Embriaguez ao volante. Por conta disso, o condutor foi encaminhado pela equipe PRF à Central de Flagrantes de Teresina-PI.

O outro caso ocorreu em Cristino Castro, na BR-135, por volta de 20h20 de ontem (01). Durante fiscalização, a equipe da PRF abordou o veículo FIAT/UNO MILLE ECONOMY, que desrespeitou a ordem de parada e empreendeu fuga. Após acompanhamento tático e consultas cabíveis, foi observado que o condutor, um homem de 33 anos, portava 9.0g de substância análoga a maconha e 0.7g de substância análoga a cocaína. Ao descer do veículo, o motorista apresentava sinais de embriaguez como fala embargada, exaltação, olhos vermelhos e odor etílico. Ao ser solicitado o teste de alcoolemia, foi constatado o teor de 0.59 mg/L, dessa forma confirmando o crime de embriaguez ao volante. O condutor foi, então, encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Bom Jesus para os procedimentos legais.

PRF