As escolas particulares do Piauí devem aumentar o valor das mensalidades em torno 10% em 2025, é o que estima o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado (Sinepe-PI). Segundo a entidade, o reajuste acima da inflação justifica-se pelos altos custos de operação no setor.
Em entrevista à TV Cidade Verde, o presidente do Sinepe-PI, Leonardo Airton, explicou que esse percentual de aumento no valor das mensalidades não é uma determinação da entidade e que caberá a cada escola, individualmente, definir seu reajuste.
“Cada instituição de ensino tem sua planilha, que detém um valor do custo da mensalidade. Apenas orientamos que nosso filiado siga essa planilha que ele tem de custos. Aumentou algum custo, isso vai ser embutido no valor da mensalidade, é óbvio”, destaca o empresário.
O presidente do Sinepe reforça que a principal recomendação é encontrar escolas que se adequem ao orçamento familiar. “O Piauí tem uma rede particular de ensino que é referência nacional, todas as escolas do Piauí têm uma boa referência”, concluiu Leonardo Airton.
Outras alternativas
Por conta disso, pais e responsáveis já buscam alternativas para o aumento de despesas com educação, como o material didático solicitado pelas escolas. Uma das estratégias usadas pela servidora pública Ana Teresa é pesquisar em sites e aplicativos para encontrar as melhores ofertas e promoções.
“A primeira coisa é pesquisar preço pela internet. Em sites de compras ou em aplicativos. A segunda dica é que os pais esperem sair a lista, porque tem pessoas que se antecipam e querem pesquisar pela lista do ano vigente, mas tem livros que mudam inclusive a edição”, ressaltou.
Cidade Verde