Na manhã desta terça-feira (22), ocorreu na Prefeitura Municipal de Picos (PI) o primeiro encontro entre as equipes de transição de governo, dando início ao processo de mudança para o novo mandato, que começa em 1º de janeiro. A transição democrática está prevista na legislação municipal e foi formalizada em decreto assinado pelo atual prefeito, Gil Marques de Medeiros (Progressistas), na segunda-feira (21).

O decreto oficializou os nomes das equipes indicadas tanto pelo prefeito eleito, Dr; Pablo Santos (MDB), quanto pela atual gestão, responsável por fornecer as informações necessárias à nova administração. A equipe da atual gestão é liderada pelo Procurador Geral do Município, Antônio Júnior, que atuará como coordenador, e inclui outros auxiliares do atual gestor.

Pelo novo governo, o prefeito eleito indicou 12 nomes. A coordenação dessa equipe é da vice-prefeita Xandú Neri (PSB). A primeira reunião teve como objetivo a apresentação dos membros de cada equipe como também a definição da dinâmica de trabalho.

A equipe de transição terá acesso a informações como dados das contas públicas, programas, projetos e outros detalhes considerados essenciais para a nova administração. No primeiro encontro, foi solicitado o envio de leis orçamentárias e contratos de serviços contínuos à equipe do futuro governo. O processo de transição está previsto para ser concluído até 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro, o novo prefeito e a vice-prefeita eleitos serão empossados, juntamente com o secretariado da nova administração.