O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) definiu nesta segunda-feira, 21, durante a 144ª Sessão Ordinária Administrativa, a lista tríplice de Membro Substituto para o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) na categoria jurista. O relator do processo foi o presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins. Compõem a lista, os advogados Alderi Martins, Leonel Leão, e o juiz em exercício, Guilardo Graça.
Guilardo atualmente ocupa o cargo de juiz e pleiteia sua recondução. Leonel Leão é advogado publicista e procurador do município de Bocaina. Alderi Martins é diretor da OAB-PI. O três, respectivamente, obtiveram 14, 12 e 10 votos
A lista tríplice cuja vaga é oriunda do encerramento de biênio do advogado Guilardo Graça segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por seu envio à Presidência da República que fará a livre nomeação.
A escolha de juiz para compor o TRE-PI na categoria jurista no biênio 2025-2026 está de acordo com a Resolução nº 26/2012, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, que estabelece que a elaboração da lista tríplice para preenchimento de tal vaga deve ser em sessão plenária pública, com votação aberta, podendo concorrer advogados devidamente inscritos junto à Ordem dos Advogados do Brasil, com candidatura previamente registrada junto ao Protocolo Geral do TJ-PI.
Cidades na Net