O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) estará promovendo a expedição da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) entre os dias 21 e 25 de outubro. A ação, realizada pelo Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco por meio do Programa Justo Acesso, acontecerá no Palácio da Justiça e no Fórum Cível e Criminal. A emissão da primeira via do documento é gratuita.

Os atendimentos ocorrerão na sala da Assessoria Militar, no térreo do Palácio da Justiça, e na Unidade de Acessibilidade e Inclusão, no Fórum Cível e Criminal Joaquim de Souza Neto, das 08h às 12h30.

A nova CIN é destinada a servidores e civis em geral, e a segunda via terá um custo de R$ 22,60. Desde sua implementação, em 7 de agosto de 2023, cerca de 20% da população piauiense já adotou a nova identidade, com aproximadamente 650 mil pessoas em posse do documento.

O Piauí se destaca como o primeiro estado do Brasil a atingir esse percentual de emissões, conforme dados do Ministério da Justiça. Entre janeiro e junho de 2024, mais de 338 mil carteiras de identidade foram emitidas, representando um aumento de 86% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Veja como solicitar e quais são os documentos necessários

Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, os interessados devem apresentar alguns documentos. Os obrigatórios incluem:

  • Certidão de Nascimento ou Casamento (atualizada com selo de verificação);
  • Comprovante de residência e CPF.

Documentos opcionais que podem ser levados para facilitar o processo incluem NIT/PIS/PASEP, CNH, título de eleitor, tipo sanguíneo, carteira profissional, certificado de reservista (para homens) e cartão do SUS. Pessoas com deficiência devem apresentar um laudo médico.

O Dia