Foto: Daniela Meneses

Mesmo notificando altas temperaturas, a região de Picos registrou chuvas da noite desta quinta-feira para a manhã desta sexta-feira (18).

De acordo com o professor de climatologia da Universidade Estadual do Piauí e diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil do Estado do Piauí, Werton Costa, a segunda quinzena de outubro marca a transição de dois momentos importantes, a do topo do calor, mas também a passagem da fase seca do B-R-O-BRO para a fase úmida, com registros de chuvas.

“Os picoenses e demais habitantes da microrregião têm observado algumas mudanças sutis no céu da nossa região, nós temos observado, por exemplo, que temos chegado ao patamar pico, o momento mais alto das condições de temperatura máxima na microrregião […]. A gente começa ver as primeiras nuvens no céu, o padrão de nebulosidade cresce verticalmente, condição de tempo abafado, vez por outra os termômetros registram temperaturas próximas de 40 graus e até mesmo superando essa marca, e é uma condição perfeitamente natural para o período […] As condições atmosféricas para os próximos dias prometem dias quentes, porém com alguns refrescos, com chuvas, que devem persistir na microrregião durante o final de semana”, explicou.

Com a incidência das chuvas neste período, o climatologista alerta para possíveis registros de descargas elétricas e rajadas de ventos.

Werton Costa conta que mesmo com as chuvas, as altas temperaturas devem continuar e os cuidados devem ser mantidos, como o uso do protetor solar, não praticar exercício físico em horários muito quentes e manter uma boa hidratação.

As previsões apontadas pelo especialista são de proximidade da temporada chuvosa.

CONFIRA A ENTREVISTA COM WERTON COSTA