O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) emitiu um alerta sobre e-mails que fazem convocações falsas de mesários para o segundo turno das eleições municipais.
A convocação dos mesários para as eleições deste ano terminou no mês de agosto. De acordo com o tribunal, as mensagens pedem dados pessoais das vítimas para realizar golpes.
As mensagens contêm valores falsos da multa aplicada ao mesário que faltar aos trabalhos. De acordo com o e-mail, a cobrança será feita por meio do IPTU ou contas de energia ou água do CPF do mesário ou dos pais.
A legislação eleitoral prevê multa de R$ 17,56 para o mesário que não justificar sua ausência, podendo ser aumentada em no máximo 10 vezes, de acordo com a situação econômica da pessoa.
A orientação da Justiça Eleitoral para quem recebeu esse tipo de mensagem é não clicar em nenhum dos links disponíveis e jamais enviar qualquer dado pessoal.
Informações corretas sobre a convocação de mesários podem ser acessadas nos sites dos tribunais regionais ou pela Central de Atendimento ao Eleitor nos números 148 e (11) 3130-2100.
Por SBT News