O prazo de inscrição no programa Seguro Garantia Safra para o agricultor retardatário se encerra no dia 18 de outubro. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Picos, Francisco Pereira, mais conhecido por Tito.

Segundo o sindicalista, as inscrições do Plano Safra 2023/2024 foram iniciadas no início do mês de agosto e se encerraram no início de setembro, porém muitos agricultores ficaram de fora do prazo estabelecido e não se inscreveram.

Tito faz um alerta ao público-alvo para se atentarem ao prazo final de inscrição, estabelecido para a próxima sexta-feira (18). O trabalhador rural deve se dirigir até a sede do sindicato rural do seu município, ou a Secretaria de Agricultura e ainda a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) para se integralizar ao programa.  

O programa

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Tem direito ao programa, agricultores familiares que possuam Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Ativa, possuam renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e plante entre 0,6 a 5,0 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca.

CONFIRA A ENTREVISTA COM FRANCISCO PEREIRA