A logística do transporte dos policiais militares que trabalharão na guarda das urnas eletrônicas de votação e no policiamento dos locais de votação, no pleito eleitoral de 2024, foi a pauta de uma reunião híbrida (presencial e virtual), realizada na manhã desta segunda-feira (16/9), no plenário Desembargador Heli Ferreira Sobral, do prédio Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Entre os temas debatidos estavam os deveres, obrigações e o cronograma de execução dos contratos com empresas de transporte que disponibilizarão 29 ônibus, 7 microônibus e 1 van para levar 1.279 policiais militares para reforçar a segurança de 3.525 locais de votação em todo o Estado.

Também foram tratados procedimentos de vistoria dos veículos usados nesse deslocamento, as rotas a serem seguidas, locais de embarque, data da viagem e alinhadas ações em conjunto com o Gabinete de Polícia Judicial e Inteligência – GPJI e o Comitê de Segurança das Eleições 2024 – ambos do TRE-PI e a cúpula da Polícia Militar do Piauí.

Entre os presentes a reunião o Secretário de Administração, Orçamento e Finanças do TRE-PI, José Alves Siqueira Filho, o Tenente Coronel Oséas Canuto de Melo; a Tenente Coronel Mírian Gomes de Sena; o servidor da Corregedoria Regional Eleitoral, Marcelo Regis de Vasconcelos; os agentes policiais Mauro Alves e Zoel de Castro – do Gabinete de Polícia Judicial ; e representantes do Fórum Eleitoral de Teresina.

Logística

O Piauí possui 2.698.764 eleitoras e eleitores sendo 2.111.651 no Interior e 587.113 na Capital.

Temos 3.525 locais de votação, 331 em Teresina e 3.194 no Interior; e 11.099 seções eleitorais, 9.209 – no Interior e 1.890 na Capital.

Os policiais militares deslocados sairão de 12 batalhões localizados em Parnaíba, Teresina, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Bom Jesus.

Fonte: TRE-PI/180 graus