A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) publicou, em suas redes sociais, um alerta sobre golpe que está sendo aplicado contra beneficiários do Programa Bolsa Família.
A pasta orienta que as famílias não cliquem em links que chegam através de SMS (mensagens de texto). Isso porque os suspeitos enviam a mensagem solicitando que os beneficiários cliquem em um link para fazer uma suposta atualização cadastral do programa, visando evitar a suspensão do benefício.
Ao clicar no link a vítima acaba tornando suas informações e acessos expostos a possíveis suspeitos (phishing). Assim, os suspeitos consegue tem acesso às contas bancárias onde as famílias recebem seus benefícios do Bolsa Família, comumente acessado pelo aplicativo Caixa TEM, possibilitando a retirada indevida dos valores disponíveis na conta, incluindo aqueles transferidos pelo Programa.
O alerta também foi dado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
“Orientamos às famílias que foram lesadas a dirigirem-se a uma agência da Caixa Econômica Federal para apresentar a contestação da transferência bancária. A contestação também poderá ser feita via aplicativo Caixa TEM. Adicionalmente, sugere-se registrar um Boletim de Ocorrência, disse o MDS”.
Fonte: Piauí Hoje