Chegou a hora do vamos ver para os três postulantes ao comando do Palácio Coelho Rodrigues. O atual, Gil Paraibano (Progressistas), luta para se manter dando as cartas no palacete. Já Cacique (Cidadania) e Pablo Santos (MDB) tentarão tomar o controle das mãos de Paraibano e passar a controlar os destinos da “Capital do Mel”.

Mistura de carro e povo

Pablo Santos, Xandu Neri e seus aliados abriram a caça ao voto com um adesivaço. Eles percorreram a avenida fazendo um pit stop na área dos boxes delimitada por uma parte dos candidatos a vereador dos partidos que formam o arco de aliança de ambos. No final, tanto Pablo quanto Xadù afirmaram que o evento superou suas expectativas. Na primeira semana de corpo a corpo, ele fez visitas com caminhadas em vários bairros da cidade e inaugurou o comitê da campanha. 

Quem conseguir

Nos atos políticos os candidatos a vereador aproveitaram para dar demonstração de força. Quase todos levaram sua militância para os locais dos eventos. Resta saber qual deles conseguiu impressionar o emedebista e conseguirão manter a pegada.

A força dos maiorais

Os candidatos considerados de primeira linha fizeram das tripas coração para colocar o maior número possível de pessoas no corredor da euforia oposicionista. Pelo visto, apesar do esforço, alguns destes ficaram um tanto quanto ofuscados, parece que a conta não fechou, a quantidade de bate palmas mobilizada não foi a mesma que acompanhou certos aspirantes a vereador.

Marcou serrado

Segundo buchicho proferido por um bisbilhoteiro, um dos candidatos que notadamente foi acompanhado por grande número de apoiadores, marcou serrado seus seguidores. Ainda conforme o futriqueiro, os fiscais do candidato estavam orientados a não deixar o grupo se dispersar. Pelo visto, todo o esforço teve o objetivo de impressionar o prefeitável.

Cada um no seu quadrado

Também foi comentado que houve alguns considerados em um eventual governo do baixo clero que, vez enquanto, resmungam querendo mais atenção, além do temor de não conseguirem ficar nem na ponta do terreiro em uma possível gestão. Mas já outros deste mesmo time são conscientes do que poderão colocar na urna, e pelo visto, se conformarão com o que lhes for oferecido.

Líder absoluto

O vereador Wellington Dantas (PT), pré-candidato à reeleição, lidera com folga a corrida rumo à Câmara Municipal de Picos nas eleições de 2024. Segundo a mais recente pesquisa divulgada pelo instituto Credibilidade, ele segue vendo a concorrência pelo retrovisor. Líder absoluto nas intenções de voto, ele credita o bom desempenho ao reflexo da sua forte atuação e produção legislativa na “Casa do Povo”.

Mostrou volume

Quem demonstrou muita força no primeiro ato político da campanha foi a professora Creusa Nunes (MDB). Ela busca conquistar uma vaga na próxima legislatura na Câmara Municipal de Picos. Uma grande mobilização marcou o lançamento da campanha da candidata. O engajamento e o volume de campanha demonstram o crescimento da candidatura da emedebista. De acordo com um experiente político da cidade, a estrutura colocada por ela na rua no primeiro dia de campanha eleitoral, nem todo prefeito candidato à reeleição de municípios 0,6 conseguiu colocar.

Rumo a primeira fila

Considerado já um político experiente, o candidato a vereador Fabiano Oliveira (PCdoB) deu pinta de que na eleição de outubro próximo não será um mero figurante. O comunista foi para abertura da campanha acompanhado de um significativo número de correligionários. Segundo um dos colaboradores do seu projeto, todos os apoiadores estão encorajados e comprometidos em o eleger. Pelo visto eles colocaram para se o chamado sentimento de pertença na candidatura de Fabiano.

Muito bem e obrigado

O vereador e candidato à reeleição Toinho de Chicá (PSD) foi outro que se apresentou dando a entender que sua campanha começa muito bem e obrigado. Priminho, como é chamado, o parlamentar concentrou seu povo antes do ponto escolhido para colagem dos adesivos nos veículos. Após o esquenta, ele se dirigiu acompanhado dos seus eleitores rumo ao ponto de parada dos automóveis.

De volta à cena política

Quem está de volta à cena política é o ex-vereador, presidente da Câmara Municipal e ex-vice-prefeito de Picos, Edilson Carvalho (MDB). O retorno dele está sendo moldado pelo seu irmão, o empresário Getúlio Carvalho.  Acompanhado da esposa, Socorro Carvalho, dos irmãos Getúlio e Jurandir Carvalho e ainda de outros familiares e amigos, ele reuniu sua militância em um espaço aberto na Avenida Severo Eulálio, onde ocorreu o lançamento dos candidatos que integram a chapa majoritária e também lançou de forma oficial seu projeto de retorno ao legislativo picoense.

Estilo Mineirinho

O vereador e candidato à reeleição Marcos Buriti (PSD) busca permanecer ocupando sua cadeira na Câmara Municipal adotando uma tática eleitoral diferenciada dos principais concorrentes. Adotando o estilo da música “Mineirinho” do grupo Só Pra Contrariar, ele vem quietinho, filtrando o eleitorado, evitando os holofotes e investindo no eleitorado qualitativo.

Alegria

Quem ficou com o sorriso de um canto a outro da boca com os números trazidos pela pesquisa foi o agente de saúde e candidato a vereador, Gilson Nogueira (PSD). Nogueira figurou na décima segunda colocação, desbancando até alguns medalhões. Caso mantenha o desempenho, poderá ser uma das surpresas da eleição. Segundo uma fonte, teve candidato considerado de primeira linha incomodado com o percentual obtido por Gilson.  

Na terra e no asfalto

O prefeito e candidato à reeleição, Gil paraibano, e o candidato a vice-prefeito Raniery Lima optaram por um poeirão para abrirem de forma oficial a campanha. O local escolhido foi o bairro Samambaia. Paraibano declarou estar entusiasmado e acreditando que vencerá a eleição. Paraibano e seu companheiro de chapa afirmaram que a expectativa foi mais do que superada.

Dupla agenda

Durante a primeira semana, Gil dividiu o tempo cumprindo agendas administrativas e de campanha. Nesta sexta-feira (23), ele realizou seu adesivaço na Avenida Severo Eulálio, mesmo espaço escolhido pelo seu principal adversário, Pablo Santos. 

Teve mimimi

Mas comenta-se pelas bandas da onda azul que também teve mimimi. Conforme uma fonte, lá teve um candidato a vereador que manifestou uma pontinha de insatisfação e apresentou um pequeno calundu, mas, ao que tudo indica, o rapaz estava de cabeça quente por conta da aproximação do B R O BRÓ. Mas disponibilizaram um pote de sorvete e parece que refrescou a cabeça do candidato.

Campanha musculosa

Durante os atos da campanha eleitoral do prefeito Gil Paraibano, quem vem dando descontração de força política é o vereador Pedro Pio (Progressistas). Sempre acompanhado dos amigos, familiares, apoiadores e correligionários, ele já começou a ser chamado de “o arrasta multidão”. E ainda vem ganhando a fama de bloco mais animado da onda azul.

Chegou chegando 

A professora Karine Lima (Progressistas), apesar de ter entrado tardiamente na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Picos, vem surpreendendo. Esposa do candidato a vice-prefeito, Raniery Lima, e afilhada política do ex-prefeito Walmir Lima (Sem partido), ela lançou sua candidatura reunindo lideranças e apoiadores de variados bairros e comunidades de Picos. Dizem que o bom volume de campanha da professora tem tudo a ver com o capital eleitoral que ainda detém seu padrinho.

Sem alarde

O candidato a prefeito de Picos pelo Cidadania, Cacique, começou a campanha eleitoral na busca pelo comando do executivo picoense sem alarde. Assim como foi pregado por ele e pelo seu candidato a vice-prefeito, Valbertino Bertino, o trabalho será de formiguinha. O candidato está a cada dia mais convicto de que irá surpreender os pajés da política picoense conseguindo uma expressiva votação.    

Dizem que vermelhou

Um megaevento marcou a inauguração do comitê dos candidatos a prefeito e vice-prefeito de São Luís do Piauí, Josafá Marques (PT) e Tim (Psd). O ato político aconteceu na noite do sábado, 17. Uma multidão de pessoas prestigiou o pontapé inicial da campanha do petista. Um conhecedor da política da vizinha cidade disse que o município está igual à música “Vermelho”, do compositor Chico da Silva e interpretada por vários cantores brasileiro: “Vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão”.

Promete

Em Aroeiras do Itaim a eleição será a mais disputada da história política do município. As duas chapas ingressaram na Justiça Eleitoral pedindo a impugnação das candidaturas das chapas majoritárias uma contra a outra. Recentemente o candidato a prefeito, Marciano Macedo recebeu uma importante adesão do candidato a vereador Gerson Moura, ele é pai da vereadora Georgina Moura que foi a mais votada no pleito de 2020. Segundo os apoiadores de Marciano, a adesão foi a pá de cal que faltava para enterrar a candidatura do seu adversário.

Não é bem assim

Já Wesley de Deus (MDB) assegura que não é bem assim, ele garante que o candidato não levou votos suficientes para lhe levar a ser derrotado na disputa eleitoral. O emedebista ainda afirmou que não será nesta eleição que haverá mudança no comando município aroeirense. Vamos esperar o abrir das urnas para ver qual deles mapeou melhor o eleitorado.