Os candidatos que pretendem disputar um cargo nas eleições municipais de 2024 têm até hoje (15) para registrar a candidatura e até o momento, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) já registrou um total de 7.382 de pedidos de candidaturas no Piauí. Desse número, 6.941 são pedidos de candidatos a vereador e 441 de candidatos a prefeito.

Os dados do TRE-PI apontam que somente em Teresina foram registrados um total de 462 pedidos de candidaturas, sendo 455 candidatos a vereador e sete candidatos a prefeito.

De acordo com o presidente Carlos Douglas, da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PI, os candidatos devem estar atentos ao calendário eleitoral para que possam pleitear um cargo eletivo.

“Nós estaremos realizando os registros de candidaturas até o dia 15 de agosto. Ainda temos uma série de datas a serem observadas pelos candidatos. Vale reforçar que é com a entrega do pedido de registro de candidatura que o eleitor se torna efetivamente candidato”, garantiu.

Carlos Douglas orienta que se por ventura, o interessado em se candidatar para disputar um cargo nestas eleições perca o prazo de registro de candidatura.

“Houve uma mudança na legislação, agora, se você perdeu o prazo para se inscrever como candidato, você deve acionar o Requerimento de Registro de Candidatura Individual (RRCI), por meio da publicação do edital. É preciso esperar um novo prazo, que será publicado após todo mundo se registrar”, explicou.

Confira número de candidaturas a vereador por partido

Faltando algumas horas para encerrar o prazo para registrar a candidatura, até o momento, o TRE-PI já contabiliza 455 candidaturas de vereadores e um total de 19 partidos. As siglas que registraram o maior número de candidaturas, um total de 30 pedidos, são: Agir, Avante, PDT, PL, PODE, PP, PSB e União. Confira a lista:

Agir: 30

Avante: 30

Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV): 29

Federação PSDB Cidadania: 18

Federação PSOL Rede: 9

MDB: 29

Novo: 18

PDT: 30

PL: 30

PODE: 30

PP: 30

PRD: 27

PSB: 30

PSD: 26

PSTU: 2

Republicanos: 28

Solidariedade: 27

União: 30

UP: 2

Fonte: Portal O Dia