Os partidos Progressistas e PL realizaram na sexta-feira (02) a convenção partidária que homologou os nomes do prefeito Gil Paraibano, que busca a reeleição, e do ex-coordenador do Fundo Municipal de Iluminação Pública, Raniery Lima, como candidato a vice-prefeito, ambos pelo Progressistas. Também foram homologados os nomes que pleitearam os nomes dos candidatos das chapas proporcionais das legendas.

O grande momento

O ato político era aguardado com muita ansiedade tanto pelas lideranças ligadas ao prefeito Gil, quanto pelos seguidores do seu adversário, Pablo Santos (MDB). Como o evento aconteceu no Picoense Club, mesmo espaço da convenção dos oposicionistas, eles queriam conseguir colocar mais gente por metro quadrado.

O que dizem os estáticos

Bem por bem, os estáticos de ambos os lados travam agora uma ferrenha luta de narrativas em relação ao público. Enquanto a galera da “Onda Azul” argumenta que parte do público presente no Pablo Palooza, eram oriundos dos municípios vizinhos, devido à presença do governador Rafael Fonteles (PT) no ato político, a turma do “Time Povo” alega que houve excesso de pressão em quem está comendo do bolo e incentivo àqueles que vivem pelas beiradas.

De volta à cena

Após cumprir um período sabático na política, a ex-deputada Belê Medeiros (Progressistas) deu o ar da graça na campanha do titio. A gordinha, como é apelidada, fez um discurso curto, mas como lhe é de costume, peculiar e com um forte poder de convencimento. Segundo uma fonte próxima do palácio, uma pontinha do sucesso da convenção teve um dedinho da ex-parlamentar.

Tripudiou

Outro que estava para lá de empolgado era o deputado Aldo Gil (Progressistas). Principal articulador político do prefeito, ele agradeceu às lideranças pelo empenho e afirmou que a convenção superou as expectativas do grupo e, segundo o deputado, “frustrou a oposição”. Aldo Gil também aproveitou para tripudiar dos adversários. Segundo ele, faltaram duas coisas no comércio picoense: Camiseta na cor azul e Imosec. O que será que ele quis dizer mesmo com isso?  

Eufórico

O ex-prefeito Padre Walmir Lima (Sem Partido) estava na convenção mais alegre do que quem acerta sozinho a mega da virada. O religioso foi bastante abraçado, mostrando assim, que ainda é lembrado pelo povo. W. Lima fez rasgados elogios ao prefeito Gil e ainda alfinetou os ex-aliados que abandonaram o gestor, classificados como traidores.

Mostrou força

O vereador Pedro Pio (Progressistas) mostrou força política na convenção partidária. Pedro conseguiu levar para o ato todas as suas lideranças acompanhadas de centenas de apoiadores do seu projeto de reeleição. No seu discurso, ele enalteceu as qualidades do prefeito Gil, com quem mantém aliança política desde do seu ingresso na política.

Quer surpreender

Quem também surpreendeu o público foi a professora Karine Lima (Progressistas), esposa do candidato a vice-prefeito Raniery Lima. Estreante na política, ela disputará uma cadeira na Câmara Municipal. A candidata disse em seu discurso que Picos precisa não de um novo prefeito, mas sim de novos vereadores, e que acredita que ela fará parte da renovação que irá ocorrer no legislativo picoense. 

O campeão voltou

As candidaturas a prefeito de Alagoinha do Piauí, Dr. Clodoaldo Rocha, e vice-prefeito, Samuel Sá, pelo Partido dos Trabalhadores parecem ter caído de vez nas graças do eleitorado do município. O petista tem o apoio do atual prefeito Jorismar Rocha (PT), mas lá o que se comenta é que o homem tem CPF próprio e durante toda a fase de pré-campanha recebeu centenas de adesões e declarações de apoio. Segundo uma fonte do citado município, o cenário está muito favorável ao petista, e a maioria do eleitorado já canta e assobia “o campeão voltou”.

Nan Nan Nin Nan Não

Em contato com a coluna, o candidato a prefeito de Santana do Piauí, João Guilherme (MDB), disse que uma fotografia em que seu adversário, Adonaldo Cassiano (Solidariedade) e outras lideranças políticas apareceram ao lado do governador Rafael Fonteles (PT), não representa apoio de sua excelência. Segundo ele, o candidato oficial do petista no município é ele, João Guilherme.

Fazendo cortesia com chapéu alheio

De acordo com o emedebista, o candidato governista foi tirado do bolso da prefeita Maria José (Progressistas), que representa o bolsonarismo no município santanense e defende um viés ideológico de que sua excelência quer é distância. Conforme João Guilherme, assim como diz um trecho da canção “terceiro mundano”, do cantor e compositor Zé Geraldo, o candidato adversário quis fazer cortesia com chapéu alheio.

Não se abalou

Segundo alguns seguidores do deputado Pablo Santos (MDB), ele não se abalou com o sucesso governista que dizem que foi a convenção. O emedebista viu como natural para um candidato que detém o poder e que uma fatia considerável do público presente faz parte do grupo de eleitores vulneráveis que ainda não decidiram em quem vão votar. 

Com o pé na estrada  

Após a convenção partidária e o alinhamento com os partidos que formam seu palanque, Pablo Santos está se preparando para gastar sola de sapato no corpo a corpo com a população. Segundo uma fonte próxima ao candidato, o plano de governo a ser apresentado pelo emedebista, para a população picoense, será para lá de impactante. Vamos aguardar. 

Meio indisposto

Comenta-se à boca miúda, que a indisposição do ex-prefeito Zé Neri (PSB) em subir e descer o morro à procura de voto está causando preocupação em alguns pré-candidatos de sua legião. Conforme um deles, a ausência do homem de fé nas andanças poderá acarretar em desmotivação da nação e prejuízos para a chapa proporcional.

Resistiu

A pré-candidatura do empresário Cacique (Cidadania) resistiu às águas de março e parece que também vai suportar os ventos de agosto. O seu partido realizou convenção partidária na segunda-feira (05) e homologou os empresários Luis Francisco, mais conhecido por Cacique, e Valbertino Bertino como candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, da “Capital do Mel”.

Não resistiu

Já a pré-candidatura do empreendedor Wagner Leal, conhecido por Waguinho Palhaço, até que sobreviveu às águas de março, mas não suportou os ventos de agosto. O palhaço conversou com o comando de várias legendas e optou em tentar conquistar o Palácio Coelho Rodrigues pelo Psol, mas por falta de musculatura, o partido deixou o palhaço só no sol sem o P. 

Reuniu o exército

O deputado Thales Coelho reuniu os candidatos a vereadores do PSD em uma reunião que teve como objetivo discutir a tática eleitoral da chapa. O encontro contou com a presença do deputado Georgiano Neto, que juntamente com seu pai, o deputado Júlio Cesar, são quem dão as cartas na legenda no estado do Piauí. O Dr. Thales está muito otimista, ele acredita que a sigla irá conquistar três cadeiras no legislativo picoense, e a depender do desenrolar da campanha, sonhar com a quarta não é proibido.

Econômico   

E por falar em Georgiano Neto, quando questionado por este colunista se a relação dos psdistas com as demais legendas que integram a base aliada do governador Rafael Fonteles continua trincada, devido às articulações visando já o pleito de 2026, o parlamentar foi econômico nas palavras. Georgiano declarou que está discutindo apenas o pleito de 2024.