A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) informa aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que a atualização cadastral não deve ser feita imediatamente. Segundo a Sasc, os beneficiários devem aguardar uma notificação antes de procurar os postos de atendimento ou o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para atualizar seus dados.
A atualização cadastral é um requisito para a concessão e manutenção do BPC, que é destinado a pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos. No entanto, para evitar deslocamentos desnecessários, a Sasc orienta que os beneficiários aguardem a notificação, que pode ser enviada via rede bancária ou outros meios de comunicação.
Marcelo Casal Jr/ Agência brasil
Atualização cadastral do BPC deve ser feita somente após notificação, alerta Sasc
Após receber a notificação, o responsável pela unidade familiar deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único no município ou no CRAS da sua região. A inscrição no Cadastro Único é obrigatória para o recebimento do BPC e deve ser realizada antes de solicitar o benefício através do INSS, pelo site ou aplicativo “Meu INSS”, ou na Agência de Previdência Social (APS). Além disso, a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é obrigatória para o requerente e todos os membros da família.
A coordenadora do Benefício de Prestação Continuada da Sasc, Janaína Mauriz, destaca que a falta de atualização cadastral pode levar à suspensão do benefício a partir do pagamento do mês seguinte. “A inscrição no Cadastro Único é o requisito obrigatório para a concessão do BPC”, afirma Mauriz.
Para realizar a inscrição ou atualização no Cadastro Único, é necessário apresentar o CPF de todos os membros da família, incluindo crianças e adolescentes. O cadastramento deve ser feito antes do requerimento do benefício para garantir que todas as informações estejam atualizadas e corretas.
Fonte: Portal O dia