Jeovanna Cardoso durante o evento

O Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (FONATRANS), com sede em Picos, está participando da 25ª Conferência Mundial sobre Aids que acontece na cidade de Munique, Alemanha. O evento vem acontecendo desde sábado (20) e tem duração de sete dias, encerrando nesse sábado (27). Na ocasião, o Fórum está sendo representado pela presidente do órgão, Jeovanna Cardoso. 

A conferência tem o objetivo de traçar estratégias para o combater a Aids, debater sobre o tema e oportunizar a troca de experiências e informações a respeito do assunto. Além disso, há também a exposição de estudos científicos e de materiais, como medicamentos e ações. 

Com participação de pessoas do mundo todo, o encontro acontece anualmente desde 1985 e é considerado o maior evento mundial sobre Aids e HIV, sendo organizado pela Sociedade Internacional de Aids (IAS). Sua importância se dá por evidenciar o assunto e abrir espaço para o debate de políticas voltadas para a comunidade.  

Para o portal Grande Picos, Jeovanna Cardoso falou sobre a participação do Fórum no encontro e ressaltou a importância da luta contra a doença no Brasil. “A luta contra a aids é ativa no Brasil desde os anos 1980 e a busca pela cura, pela prevenção e pelo tratamento dos portadores é incessante. São mais de 10 mil pessoas inscritas na conferência e 18 mil pessoas ao todo participando. Todos os países do mundo, inclusive os países da África estão presentes […] e Jeovanna Baby do Piauí, de Picos, está representando o Brasil numa comitiva de cinco pessoas da sociedade civil e a comitiva do governo.” afirmou. 

A presidente ainda falou sobre sua experiência participando do evento. “Está sendo muito gratificante para mim, Jeovanna Baby, piauiense do sertão, está neste momento no velho mundo, na Europa, trocando com ativistas e cientistas de todo mundo as nossas iniciativas de prevenção do Brasil, do Piauí e de Picos. […] Eu estou muito feliz por Picos, pelo Piauí, pelo sertão do Brasil está aqui na Europa trazendo as nossas experiências e também distribuindo brindes que nós trouxemos do nosso Brasilzão, do nosso Piauí e da nossa Picos.” finalizou.

O FONATRANS é uma instituição nacional de representatividade e de luta no combate ao racismo, à transfobia e na prevenção do HIV e da Aids.  

Acompanhe abaixo a entrevista completa: 

Com informações do Ministério da Saúde