xr:d:DAFnPMYxHhk:2,j:9080777732410535005,t:23062920

Dois dos principais ecommerces asiáticos que atuam no Brasil, AliExpress e Shopee, informaram que vão antecipar a cobrança da chamada taxa das blusinhas para o próximo sábado, 27.

O prazo para as plataformas implementarem a cobrança do novo imposto é no dia 1º de agosto. A partir dessa data qualquer compra internacional de até US$ 50 incidirá um tributo de 20%. A cobrança se trata do fim de um benefício fiscal que esse tipo de compra internacional tinha até agora.

Em nota enviada para a reportagem, o AliExpress afirmou que a antecipação se dará por conta dos ajustes nas declarações de importação.

A Shopee foi procurada e não retornou aos pedidos de esclarecimento da reportagem. De acordo com o UOL, a plataforma afirmou que a antecipação se dará porque os pedidos terão o DIR (Declaração de Importação de Remessas) emitidos a partir do dia 1º de agosto.

Leia a nota do AliExpress na íntegra

Tendo em vista o prazo necessário para ajuste das declarações de importação, de acordo com a nova regulamentação, todos os pedidos de compras efetuados na plataforma do AliExpress a partir do dia 27 de julho irão contemplar as novas regras tributárias. Os clientes e parceiros serão comunicados nos canais oficiais do AliExpress sobre as próximas etapas.

FONTE: ISTO É