A polícia do Piauí destruiu neste final de semana cerca de 30 toneladas de maconha em uma área de plantação de mais de cinco hectares localizada no município de Nazaré do Piauí, a 270 km de Teresina.
De acordo com o tenente-coronel Alves, comandante do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), responsável pela apreensão, todo o entorpecente valeria aproximadamente R$ 50 milhões.
O comandante informou que uma quantidade de 500 kg da droga já seca e pronta para transporte também foi incinerada pelas equipes.
Ao Cidadeverde.com, o tenente-coronel Alves explicou que o homem preso no local, natural de Pernambuco, seria um agricultor especializado nesse tipo de cultivo. “Ele era um agricultor, estava responsável pelo plantio. Em todas essas plantações, nós tivemos a presença de indivíduos de outros estados, principalmente de Pernambuco, que possuem certa experiência no plantio e cultivo dessa planta”, destacou.
O suspeito foi preso e está à disposição da Justiça. A Polícia Civil investiga quem seria o proprietário do local e a participação de outros envolvidos. O chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da Polícia Militar, coronel Jacks Galvão, destacou que o setor de inteligência da PM segue atento e monitorando todo o estado do Piauí. Galvão reforçou ainda a importância da colaboração da população com informações.
“Nós estamos vigilantes, todo o Piauí está sendo monitorado. Pedimos que a população nos auxilie. Infelizmente, são locais de difícil acesso, camuflados entre outras vegetações, o que dificulta a localização. Porém, temos feito um trabalho de inteligência, que inclui o contato com a população e o uso de instrumentos modernos para detectar essas áreas”, disse.
Fonte: Cidade Verde / Fotos: BEPI PM-PI