Otávia Caracas

A assistente da Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), Otávia Caracas, conversou com a equipe do portal Grande Picos sobre a onda de notícias falsas, relacionadas ao serviço prestado pela Agespisa, que está circulando na cidade de Picos. De acordo com ela, várias pessoas têm enviado imagens, áudios e vídeos armazenando água com medo de haver uma nova falta.

Otávia citou as dificuldades que a autarquia enfrenta pelo alto número de reclamações. “Esses últimos dias a gente sofreu muito com esses questionamentos sobre falta d’água, […] reclamações chegavam a ouvidoria, no 180, [e] a própria população mandando áudio, vídeo e tudo mais. […] A gente teve que acalmar a população. A população ficou apreensiva com medo de faltar água e em nenhum momento a Agespisa comunicou essa falta de água [novamente] depois que fez o comunicado da correção.” informou.

Ela alerta para que as pessoas acompanhem os informes publicados pela Agespisa nas redes sociais oficiais do órgão, tanto o Instagram como nas demais mídias, pois todas as ações e comunicados envolvendo falta de água ou reparos são publicadas nesses meios.

Além disso, os informes também são divulgados nos veículos de imprensa de Picos.

Otávia pede ainda para que as pessoas prestem atenção no fato de que os comunicados da Agespisa seguem um único padrão porque várias pessoas estavam recebendo imagens manipuladas. “A gente não ‘printa’ foto de caixa d’água nem de nada para fazer os comunicados.” explicou.

Isenção da fatura de água 

Outra notícia falsa é a de que os consumidores da zona leste da cidade não vão pagar a fatura deste mês, o que não é verdade. “Isso não procede. […] Se passou 1, 2 ou 3 metros aí já gera o talão e a Agespisa não tem como retirar porque houve consumo.” pontuou a assistente. 

Equipamento paliativo

Por fim, Otávia explicou sobre as suspeitas do equipamento ser apenas paliativo. “Não existe equipamento, o que foi colocado lá foi um novo cano de ferro no local e as luvas de junta mecânica. [elas] São as luvas próprias para tubulação de ferro. Lá foi retirado quase uma barra de cano de ferro e foi colocado um novo. [..] A gente optou por colocar um pedaço maior para que não houvesse falha nesse tubo devido ao arranhão da retroescavadeira. Então, isso já foi preventivo para que daqui alguns dias não viesse a furar no local.” finalizou. 

Confira a entrevista completa: