O Projeto “Mais Piauí: a Alepi somando com você” foi lançado nesta segunda-feira (8) pela Assembleia Legislativa e deve reunir as bancadas estadual e federal para debater assuntos de interesse do estado. A primeira temática debatida foi “Água no sertão: a segurança hídrica no semiárido do Piauí”.
A solenidade de lançamento do projeto contou com a presença do ministro Wellington Dias (PT), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e do Senador Marcelo Castro (MDB). Além da equipe técnica do ministro da Integração, Valdez Góes.
De acordo com o ministro Wellington Dias, um dos grandes desafios do Piauí assim como do Brasil é as mudanças climáticas que têm afetado o dia a dia das pessoas e consequentemente, a segurança hídrica.
“Todos os ministérios e o presidente Lula retomaram o conceito do Programa Água para Todos, que é um programa que pensa alternativas diversas. No meu caso, do ponto de vista social, a gente trabalha as tecnologias sociais, como as cisternas, sistemas simplificados de coleta, tratamento e abastecimento de água de fácil manejo, e com isso estamos trabalhando no Piauí em todo o Brasil. Isso para o consumo humano e animal e para a produção”, ressaltou.
Segundo o presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), além da integração de poderes, a proposta é dar celeridade ao projeto de transposição do Rio São Francisco.
“Queremos inserir todos os parlamentares, os federais, os estaduais, a sociedade civil organizada e os prefeitos nesse tema. Estamos coletando dados e informações. Com isso, iremos na medida do possível fazer chegar aos ministérios, para fazer acontecer o projeto mais importante, que é a transposição do Rio São Francisco e a integração de bacia. Ao conseguir isso, nós vamos mudar a realidade de uma parte do Piauí”, destacou.
Fonte: Portal O Dia