A banca de aposta na corrida por uma vaga na Câmara Municipal de Picos está em alta. A lista dos possíveis integrantes do top cinco se altera a cada movimentação política. Dizem que um dos postulantes, que por deter muita influência dentro do Palácio Coelho Rodrigues, eram tidos, talvez o primeiro da lista, mas parece que anda meio em baixa e já não está mais pagando a cotação do início da pré-campanha. 

Se recompondo

No palanque oposicionista há também um pré-candidato que muita gente aposta que receberá uma votação recorde. Mas parece que o meio-campo andou meio que embolado e ele está correndo pelas beiradas para não ser surpreendido, e como ele mesmo gosta de expressar, consiga uma eleição abençoada.

Os maiorais

Nas duas últimas pesquisas eleitorais com intenção de voto para vereador na “Capital do Mel”, os vereadores Toinho de Chicá (PSD) e Wellington Dantas (PT) figuram como os maiorais. Na consulta realizada pelo Instituto Opinar a, primeira colocação ficou com o psdista. Já na sondagem realizada pelo Instituto Credibilidade, o petista lidera o ranking.

Melhor que nada

O pré-candidato a vereador pelo município de Picos, Gilson Nogueira (PSD), revelou à coluna que está contente por seu nome estar sendo lembrado em todas as pesquisas de intenção de votos. Se a lista for invertida, Nogueira aparece nas primeiras posições, mas segundo ele, o importante é aparecer.

Na Esperança

Quem também está otimista com os números da pesquisa é o pré-candidato a vereador Marcyel Lima. Ele aparece na 19ª colocação.  Na eleição de 2020 ele concorreu pelo finado PTB e obteve 28 votos. Agora é esperar para ver se no pleito de outubro próximo o recorte de momento da sondagem permaneça e se converta em votos. Caso isso ocorra, o homem passará a casa das duas dezenas de votos recebidos. 

Liderando pesquisa

Em Santana do Piauí foi divulgada a primeira pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura Municipal com foco nas eleições deste ano. O pré-candidato da situação, Adonaldo Cassiano (Solidariedade), despontou na frente com 56,1% contra o pré-candidato da oposição, João Guilherme (MDB) aparece com 39,9%.

Muito entusiasmo

O resultado tem movimentado o eleitorado local e repercutido muito no município. Os apoiadores de Adonaldo falam em confiança e dizem que o resultado reflete a humildade e o respeito que têm sido articulados na pré-campanha.

Cotação em alta

A onda de revoada de lideranças deve continuar em alta até o fim das convenções partidárias no município de Picos. Segundo a “Rádio Corredor”, um aconselhador já virou a casaca e não será nenhuma novidade se um outro líder político que já exerceu a função de aconselhar, também faça a mesma coisa.

E quem será o vice?

Se na situação, a futura chapa majoritária está definida, no grupo da oposição ainda não. Faltando 14 dias para o período de início das convenções, o pré-candidato João Guilherme e seus apoiadores ainda não bateram o martelo sobre quem vai ocupar a vaga de vice-prefeito.
No município, comenta-se que vem uma indicação direta do ex-prefeito Valdenilson Dias, que seria cotado para compor a chapa. As especulações começaram a surgir, tendo em vista que a vaga de vice já foi alterada várias vezes. A mesma já havia sido prometida a pelo menos outros três líderes políticos da cidade.

Força na área

Quem deu o ar graça na “Capital do Mel” foi a força oculta. O mestre dos magos não faz mais militância política. Mas como se sabe, uma visitinha do habilidoso para que determinadas situações sejam revertidas é necessária. A notícia da estadia do habilidoso deixa muitos políticos apreensivos. 

Empolgados

Os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito da oposição de Bocaina, Gilberto Filho e Josinaldo Cortez, ambos do PSD, respectivamente, estão a cada dia que passa mais otimistas com a pré-campanha. Segundo alguns integrantes do grupo político liderado por ambos, a disputa promete ser uma das mais acirradas dos últimos tempos e a dupla está no páreo com chances reais de desbancar o grupo governista. A dupla recebeu do deputado estadual, Jeorgiano Neto, a promessa de empenho e dedicação na eleição de ambos.

O homem do presidente

O vereador Marcos Buriti (PSD) firmou parceria política com o presidente da Assembleia Legislativa (Alepi), Franzé Silva (PT). O petista irá contribuir no projeto de reeleição de Buriti e o parlamentar retribuirá a gentileza no pleito de 2026 quando o deputado tentará uma vaga na Câmara Federal. Segundo o vereador, a conversa que culminou com o entendimento, foi intermediada pelo pastor Gessivaldo Isaias (Republicanos) que, com ele também mantém relações política.