O Secretário de Fazenda do Piauí (Sefaz), Emílio Jr., garantiu que não haverá corte de salário dos servidores comissionados do estado. A afirmação foi feita após a reunião realizada nesta terça-feira (2), pela Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFFC) sobre o balanço fiscal dos primeiros quatro meses deste ano.
O balanço fiscal apresentou dados que contrastam com o cenário de dificuldades enfrentado em 2023, em que o Piauí chegou a perder mais de R$300 milhões no primeiro quadrimestre, por conta da restrição da cobrança do ICMS.
De acordo com o secretário Emílio Jr, o balanço fiscal apontou que, este ano, não terá necessidade de realizar cortes de gastos.
“Acreditamos que não teremos cortes este ano. Já tomamos todas as medidas, neste primeiro momento se tiver algum investimento que possa ser adiado vamos deixar mais para frente, até para o governo ter tempo de se programar. Nada disso está sendo cogitado neste momento”, destacou.
Para Emílio Jr., o que o estado tem de recursos para investir em despesas de capital programado para este ano é superior aos gastos contabilizados.
“O que o governador adotou e nós concordamos, é que você pega essa operação e de maneira objetiva aloca na área em que é necessário. Aquele planejamento que você faz vai ter no começo, meio e fim, porque tem recursos assegurados. O estado está tomando essas operações de crédito e pagando, o estado deve amortizar mais de R$ 1 bilhão este ano”, comentou.
Fonte: Portal O Dia