Durante a visita que fez à cidade de Picos e a outros municípios da região, o governador Rafael Fonteles (PT) reafirmou o que já vem dizendo desde que venceu a eleição em 2022. Sua excelência garantiu que manterá a coerência e apoiará no pleito municipal aqueles que acreditaram que ele não era pé de chumbo quando disputou o comando do Palácio de Karnak.

Abrindo caminho

Várias figuras que não votaram no petista acompanharam a comitiva nos locais visitados pelo governador. Mas pelo visto, estes se tiverem de serem ouvidos por sua excelência, será apenas em meados do ano que vem. Portanto, podem ficar com a sombrinha aberta, pois segundo as previsões meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), esse ano será de altas temperaturas com dias de sol escaldante.

Garantiu

Já as lideranças que contribuíram para que o menino de Lula conquistasse o comando do Palácio de Karnak receberam a atenção de Rafael e a garantia de que o que foi dito por ele será mantido. Neutralidade total no município onde as duas ou mais forças votaram nele no pleito de 2022.

Animado

O governador Rafael Fonteles assegurou que está para lá de satisfeito com o desempenho da pré-candidatura do deputado licenciado Pablo Santos (MDB) a prefeito de Picos. Na visão do governador, a vitória do emedebista nas urnas está bem encaminhada, mas mesmo assim, virá andar com o pré-candidato quantas vezes forem necessárias.

Otimista

A afirmação do governador deixou ainda mais empolgado o deputado Pablo Santos. O pré-candidato diz estar otimista, porém calçado na sandália da humildade e sem salto alto continuará a caminhada conversando com a população. Sobre a presença do governador na campanha, o novo encontro na cidade de Picos já tem data marcada, será no próximo dia 26, data da convenção que homologará o seu nome como candidato do partido.

Tranquilo

O prefeito Gil Paraibano (Progressistas) afirmou que acompanha a movimentação política com muita tranquilidade. O gestor garante que não sacrificará a gestão por conta da eleição. Paraibano afirmou que espera que a população entenda suas dificuldades e que o que é possível fazer vem sendo feito.

Sem resto a pagar

O mandatário do Palácio Coelho Rodrigues garante que caso ele não consiga a permanência no comando do palácio, quem for ocupar o posto receberá o município equilibrado financeiramente. 

Ganhando forma

O pré-candidato a vereador pelo município de Picos, Fabiano Oliveira (PCdoB), vem ganhando engajamento a cada dia que passa. O ex-governador Wilson Martins (PT), que esteve na comitiva do governador Rafael Fonteles na visita que gestor fez à cidade, afirmou que é um dos entusiastas da pré-candidatura. Fabiano recebeu recentemente várias manifestações de apoio ao seu projeto de conquistar uma cadeira no parlamento picoense. Ele já conta com o apoio do empresário Ruzinaldo Barros, que vem desempenhando importante papel nesta fase preliminar da eleição.

Alfinetou

Sem citar o nome do governador Rafael Fonteles, o deputado licenciado Aldo Gil (Progressistas) alfinetou a agenda do governador à cidade de Picos. Ao comparar as gestões estadual e municipal, o progressista disse que diferente da administração do estado, a do município não inaugura obras pela metade e nem paralisa as que se encontram em execução.

Demonstrando desenvoltura

O pré-candidato a prefeito de Santana do Piauí, João Guilherme (MDB), a cada dia que passa tem demonstrado que apesar da idade, já poder ser considerado um exímio articulador. O jovem político recebeu rasgados elogios do governador Rafael Fontes e de seus assessores mais próximos, e ainda a garantia de empenho por parte do chefe do executivo estadual no projeto político que João Guilherme está moldando para conquistar o poder local santanense.   

Desafiado

O vereador em exercício, Matusalém Almeida (PSB), parece que não é adepto às artes marciais não. Durante a sessão da última quinta-feira (27), enquanto fazia o uso da tribuna, ele foi desafiado por um assistente que costuma assistir a reunião do parlamento picoense das galerias do plenário Pedro Barbosa. O desafiador convidou o vereador a sair para fora do recinto para uma luta. Resta saber qual seria a modalidade das artes marciais: Muay Thai, Judô, Boxe, Kung Fu, Karatê, Capoeira ou MMA.

Homens do coronel

O ex-deputado federal Coronel Fábio Abreu (Podemos), que tentará retornar à Câmara Federal no pleito de 2026, poderá contar com o apoio de dois vereadores. Abreu já é apoiado pelo vereador Irmão Zé Luís (MDB), e será apoiado pelo pré-candidato Beron Filho (PSB). Caso o abençoado, como é conhecido Zé Luís, se reeleja e Beron Filho consiga êxito nas urnas, os dois serão os homens do coroné no legislativo picoense.    

Em busca do retorno

Quem pretende voltar a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Picos é o ex-vereador José Venâncio, o Dudé (PT). Muita gente estava pensando que o seu filho Adonai Venâncio, que disputou o cargo no pleito de 2020, seria o candidato. Mas, em conversa com a coluna, Dudé afirmou que é ele o postulante e que quer passar o bastão para o filho no pleito de 2028, mas na condição de vereador eleito.

Pulou da canoa

Em São Luís do Piauí, a pré-candidata Carlene (PRD) pulou da canoa do pré-candidato a prefeito Renato Pio (Progressistas) e subiu no barco do pré-candidato Josafá Marques (PT). Segundo um pardalzinho que sobrevoou o município, a pré-candidata teve um forte pressentimento de que a canoa poderá virar em outubro próximo e de que a embarcação não dispõe de colete salva vidas e por esse motivo optou por navegar em um meio de transporte mais seguro.