Cerca 300 pessoas serão beneficiadas com o Projeto Ação Mais Visão, que está disponibilizando atendimentos oftalmológicos gratuitos para a população de Geminiano. A iniciativa é realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro de Olho.
A primeira etapa da ação teve início nesta quinta-feira, 27 de junho, na Unidade de Saúde, Raimundo de Barros Araújo, na sede do município. Inicialmente, está sendo feita a triagem para identificar o problema do paciente.
A segunda fase do projeto, acontece no dia 06 de julho, com realização das consultas especializadas e outros tipos de exames, como tonometria com acuidade visual, caso necessário, para identificar a patologia do paciente.
O prefeito Erculano Carvalho, ressaltou a importância de ofertar os serviços gratuitamente no município e como o diagnóstico e tratamento pode refletir na qualidade das pessoas. “Tivemos o mutirão de catarata, e agora estamos essa ação, para atender o público que não foi atendido no mutirão. Então é uma ação de grande importância, para o diagnóstico e tratamento do paciente, e assim lhe proporcionar melhor qualidade de vida”, disse.
O secretário de Saúde, José Genival de Sousa, o GG, falou sobre a iniciativa. “Estamos iniciando os atendimentos com a triagem para ver o perfil do paciente, que tipo de profissional ele precisa, se precisa de cirurgia, trocar os óculos, enfim qual sua demanda. Nossa Atenção Básica é dados, é conseguir atender a demanda do nosso município. Então estamos realizando a triagem com 300 pessoas, após a triagem, para que a gente consiga identificar a situação que cada usuário e assim dar início ao atendimento a cada um dentro da sua necessidade”.
O gestor ainda agradeceu o prefeito pela oportunidade de trabalhar pelo povo do Geminiano. “A gente vem tentando ofertar o melhor. Hoje já fazemos ultrassom dentro da UBS, aderimos a consulta digital, e queremos continuar melhorando e inovando para melhor atender a população”, finalizou.
Marcelo Alencar, diretor da clínica Mais Visão, ressaltou que o projeto é uma ação oftalmológica de cuidado com a saúde, onde o objetivo é captar todas as pessoas que são portadoras de doenças oftalmológicas, aos quais hoje serão triadas, e as patologias serão apresentadas para a Secretaria de Saúde.
“A triagem vai detectar a refração da paciente e o tipo da patologia com exame do fundo olho. Após triagem, será a consulta com o médico oftalmologista que fará outro tipo de exame como a tonometria ou qualquer tipo de exame necessário. Conforme a identificação das demandas, se houver necessidade, de cirurgias, encaminhamentos, será dado pelo médico Dr. Antônio José Cavalcanti.”, informou.
Os atendimentos de triagem seguem a tarde, na unidade de saúde do povoado Uberlândia. Nesta sexta-feira (28), as triagens seguem, pela manhã no Assentamento União e no Assentamento Bentivi, no período da tarde.
Fotos:
Fonte: Cidades na Net