Imagem: reprodução

As operações realizadas, nos últimos seis meses deste ano, pela Polícia Civil do Piauí, resultaram em apreensões que correspondem a 11 mil quilos de cocaína e 2,7 quilos de maconha no Piauí. Os dados são do Núcleo de Estatísticas da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e superaram os números registrados em anos anteriores, de 2022 e 2023.

As operações realizadas pela Polícia Civil envolvem ações o enfrentamento ao uso e tráfico de drogas no Piauí, por meio de apreensões, incineração de entorpecentes, prisões relacionadas ao tráfico em ações realizadas pela diretoria, departamentos e delegacias.

Segundo o coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), delegado Samuel Silveira, as operações policiais visam atingir traficantes de pequeno a grande porte.

“Temos o enfrentamento mais particularizado, o combate às ‘’bocas de fumo’’ que envolve o pequeno traficante, mas esse trabalho é muito resumido. Daí, a necessidade de se chegar ao médio traficante, aquele que controla alguns pontos de venda, até chegar ao grande traficante, que normalmente é alguém de fora do estado, que encaminha a droga para o Piauí a fim de ser distribuída’’, ressaltou.

O delegado Samuel Silveira explica que uma das metas das operações é atuar no enfrentamento à lavagem de dinheiro, para atingir o abuso e tráfico ilícito de drogas.

“É muito mais lógico dar enfrentamento a esse problema atingindo o bolso do traficante, tentando cessar o lucro advindo dessa atividade criminosa. Essa cobrança parte, inclusive, da Delegacia-Geral e também da Secretaria da Segurança, para buscar também o máximo de prisões, sobretudo visando à apreensão de armas de fogo, porque só assim reduziremos os nossos índices de violência’’, destacou.

Canais de denúncias

O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) disponibiliza canais para denúncias anônimas de enfrentamento ao tráfico de drogas, como: WhatsApp 86 3216-5281 e/ou via e-mail denarc@pc.pi.gov.br.

Fonte: Portal O Dia