A tendência é de que de agora em diante a política picoense “vai pegar fogo”.  Não haverá mais descanso para pré-candidatos(as). Resta saber quem terá sebo nas canelas, sola de sapato e muita lábia para convencer o eleitor. Muitos deles estão se apegando às redes sociais para se fazerem chegar nos redutos. Mas será se as postagens irão vingar o suficiente para alcançarem seus objetivos? Há muitos desses que são amantes à moda antiga e estão optando pela conversa de pé ouvido e a chegada de café na calçada do eleitor.

Gil vive 

Os adversários mais empolgados do prefeito Gil Paraibano (Progressistas) imaginaram que o gestor havia jogado a toalha em relação ao seu projeto de reeleição. Mas ele reuniu seus aliados em um encontro de alinhamento político.

Alto astral 

A reunião foi restrita para os pré-candidatos a vereadores e algumas lideranças de primeira linha. Os principais detalhes do encontro não foram revelados, mas componentes do time de Paraibano saíram do evento com o astral nas alturas.    

Com Lula e menino dele 

Durante a agenda do presidente Lula a Teresina, o deputado licenciado e pré-candidato a prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), teve um dedinho de prosa com o presidente. E de quebra, garantiu a foto que sua campanha usará nas peças publicitárias mostrando o apoio de Lula e do menino dele no Piauí. 

Show da fé 

O grupo liderado pelo ex-prefeito Zé Neri e o deputado Nerinho (PT) realizou um encontro de tática eleitoral com os pré-candidatos a vereadores da legião nerista. Segundo uma fonte da coluna, o “Show da Fé” foi marcado por muita descontração. Há dentro da nação pelo menos dois postulantes que almejam ganhar a condição de pupilo principal do homem de muita fé. 

Expectativa 

Na análise de conjuntura feita pela cúpula Neri, o PSB tem densidade eleitoral para eleger quatro vereadores no pleito de outubro próximo. Os dirigentes partidários esperam que os vereadores Dalva e Chaguinha ampliem a votação e que os suplentes Maté e Matusalém Almeida melhorem o desempenho. Há ainda as apostas em Beron Filho. O nome indicado pelo advogado Glauber Silva pode surpreender. 

Em alta voz

Ainda conforme a fonte do colunista, para fechar a atividade, não poderia faltar o momento de mística conduzido pelo ex-prefeito, que agora ganhou o reforço da fervorosa pré-candidata a vereadora, Socorro Costa. Dizem que o amém final ecoou tão forte que foi possível ouvir de vários pontos da cidade.   

Precavidos 

A grande maioria dos pré-candidatos à cargo eletivo na eleição de outubro próximo estão para lá de atentos quando o assunto é conversa via aplicativos de mensagens ou até mesmo possíveis gravações comprometedoras. Dizem que os mais experientes, quando vão fazer algum tipo de tratativas com lideranças, os aparelhos celulares têm que ser desligados.

Unir o útil ao agradável  

A medida é para prevenir possíveis tretas que possam ser objeto de denúncia de descumprimento da Lei Eleitoral. Outro objetivo é coibir lideranças que costumam gravar conversas e salvar mensagens para se auto valorizarem com a concorrência. Resta saber se a medida será capaz de evitar o golpe dos cambalacheiros.    

Sinais de fogo 

No município de Picos, as chamas do fogo amigo só aumentam a cada dia. Com pré-candidaturas ao Executivo mornas, os postulantes ao Legislativo trabalham de forma incessante para saírem bem na fita no 06 de outubro. Os pré-candidatos sabem como estarem habilitados a galgarem espaço na futura gestão, independentemente que vençam a peleja e os votos obtidos.      

Eleição da vida  

Em Jaicós, a pré-candidatura do ex-vereador Mávio Silveira (MDB) começa a fazer barulho. O emedebista tem intensificado o contato com as lideranças e procurado se inserir cada vez mais em meio à população. Segundo um observador da política jaicoense, a eleição de outubro próximo, independentemente do resultado, é fundamental para Mávio ter a experiência de enxergar um possível declínio do grupo governista, em um futuro não muito distante.

Quem mudou 

Ao criticar os discursos dos colegas da bancada governista, quando estes defendem a gestão do prefeito Gil Paraibano, o vereador em exercício Matusalém Almeida (PSB) afirmou que a administração, em relação às obras, está tal qual um comércio, quando o dono fixa um cartaz na parede escrito com a frase: “Fiado só amanhã”. Segundo ele, quando os integrantes do governo municipal são abordados pelas ações, as respostas são sempre as mesmas: “em breve”.

Sugeriu revisão 

Diante da afirmação do socialista, o vereador Pedro Pio (Progressistas), não perdeu a oportunidade e questionou o colega. Pedro sugeriu que o parlamentar revisse as fitas do seu arquivo, que ele vai ver que em seus discursos a retórica era outra. Conforme o progressista, cinco meses é pouco tempo para a gestão mostrar a eficiência que era propagada pelo, agora oposicionista, ter se transformado em causo administrativo.   

Ausência 

Durante uma Audiência Pública, realizada nesta terça-feira (18), foi debatida a proposta de concessão dos serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário que é realizada pela Agespisa. Apenas os vereadores Antônio Moura (PCdoB), que presidiu a reunião, Filomeno Portela (PT), Pedro Pio (Progressistas) e o vereador em exercício Marcelo Nordeste (PSD), participaram da reunião.

Meteu bronca 

Diante da ausência da maioria dos parlamentares, o líder comunitário e presidente da Associação de Moradores do bairro Boa Vista, Francisco Augusto, o popular “ Françuar”, criticou o não comparecimento da maioria dos vereadores. Ao discursar na tribuna da “Casa do povo”, ele assegurou que os ausentes não são merecedores do voto dos picoenses. Pois não é que nas galerias do plenário Pedro Barbosa um dos presentes resmungou dizendo que nem mesmo o vereador campeão em proposição de realização de Audiência Pública se fez presente. O descontente não revelou o nome. E aí, de quem será que o incomodado estava falando? 

Antenado 

Promovida pelo governo federal, em parceria com o Governo do Piauí e a Associação Piauiense de Municípios (APPM), foi realizada em Teresina, nos dias 20 e 21, a Caravana Federativa. A atividade itinerante percorre vários estados brasileiros com o objetivo de aproximar órgãos federais de gestores municipais. Mostrando todo seu poder de articulação e eficiência de sua gestão. O prefeito de Sussuapara, Naerton Moura, assinou contratos para a construção de uma creche e uma escola no município por ele gerido. 

      NOTA DE ESCLARECIMENTO

Dr. Guilherme Figueiredo, advogado e atual presidente interino do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores no município de Aroeiras do Itaim, venho informar ao excelentíssimo jornalista sobre alguns pontos citados na coluna PANORAMA REGIONAL do dia 15/06/2023.

Sobre as questões internas do PT, venho esclarecer alguns pontos:

1. Realmente ficou acordado a reeleição do atual prefeito Bill de Deus nas próximas eleições, o acordo foi firmado juntamente com a Executiva Estadual do partido a qual me encarregaram a função de presidente interino para o processo eleitoral de 2024.

2. Ninguém do diretório municipal tentou “tomar” o comando do partido do atual vice-prefeito Edilson Teixeira, isso é uma inverdade; o que sempre se buscou foi que fosse cumprido o acordo feito inclusive com os novos filiados que foram levados “a dedo” pelo Sr. Edilson Teixeira; a Executiva Estadual decidiu por uma intervenção no diretório municipal, inclusive sendo realizada baixa essa semana (11/06/2024), para que assegurasse o acordo firmado para as eleições.

3. Nunca lhe foi negado direito à candidatura para câmara municipal, até porque não tínhamos o comando do partido e não caberia a nós barrarmos candidatura alguma; inclusive, em todos os acordos propostos sempre esteve garantida a vaga na chapa para a disputa proporcional, não se passando assim de uma falácia trazida pelo mesmo para parecer “perseguido”.

Dr. Guilherme Figueiredo

Presidente Interino – Diretório Municipal Partido dos Trabalhadores