Na manhã desta sexta-feira (21), durante a cerimônia de encerramento da 10ª Caravana Federativa em Teresina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o chamando de “o governador do futuro”. O evento, que contou com a participação de 205 dos 224 municípios do estado, teve como objetivo estreitar as relações entre os entes federados e acelerar o repasse de recursos para obras diversas.

“Rafael Fonteles é o governador do futuro”, diz Lula no Piauí - (Assis Fernandes/ O DIA)

Assis Fernandes/ O DIA

Em seu discurso, Lula ressaltou a importância do trabalho realizado no Piauí, mencionando que o estado é o “mais digitalizado do Brasil” e possui uma “vocação extraordinária”. Ele fez questão de destacar o trabalho de Wellington Dias, ex-governador e atual ministro do Desenvolvimento Social.

“Valeu a pena o povo eleger vocês. É isso que dá orgulho. Não haverá na história desse país um governador tão comprometido com a política social como Wellington Dias”, afirmou o presidente. Ele destacou os avanços no combate à fome, apoio ao pequeno produtor rural e iniciativas como o programa Luz para Todos. Segundo Lula, Rafael Fonteles agora tem a missão de pensar em novas frentes de desenvolvimento.

“Esse caboclo aqui [se referindo a Fonteles] é o governador do futuro. Ele não precisa mais fazer o esforço que foi feito para acabar com a fome [..] ele agora tem que pensar em outras coisas”, disse citando o projeto de construção do Porto de Luís Correia.Lula e Fonteles nesta sexta-feira, em Teresina - (Reprodução/Ccom)

Reprodução/Ccom

Em tom bem-humorado, o presidente comentou que pediu reforço na segurança do Palácio do Planalto para evitar que Fonteles “tome” o seu lugar, em referência aos recentes investimentos federais no Piauí. “Pedi um reforço na segurança, porque depois que eu vi o governador do Piauí receber tantos recursos, eu falei que ele vai querer tomar o Palácio da Alvorada e o Palácio do Planalto”, brincou.

Durante o evento, Lula acompanhou a assinatura de uma portaria que autoriza a construção de 1.351 moradias no estado, distribuídas em 15 empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Esta foi a primeira edição da Caravana Federativa com a presença do presidente, que também contou com a participação de dez ministros. 

A Caravana Federativa, que chegou ao Piauí na quinta-feira (20), já realizou mais de 2.300 atendimentos aos prefeitos em parceria com ministérios, bancos públicos e mais de 50 órgãos federais.

Fonte: Portal O Dia