É muito comum os cabos eleitorais se autovalorizarem, propagando que carregam muitos votos consigo. Essa valorização de passe é normal, mas, na prática, pode ser bem diferente. Na reta final da pré-campanha eleitoral, o que se observa, na maioria dos municípios, é que a temporada de leilão de lideranças está em alta.

Abram os olhos

Conquistar votos é algo um tanto quanto difícil. O pré-candidato deve explorar sua experiência e expertise para, através das pessoas que ele apresenta, ter o engajamento das mesmas na campanha e da mobilização que ele consegue fazer. E como diria o ex-governador Mão Santa: “Atentai bem” para o leilão das pseudos lideranças não arrematarem bijuterias a preço de jóias raras.

Errata

Após ser contactada pelo advogado Damásio Araújo, a respeito da coluna “Panorama Regional”, assinada pelo radialista Assis Santos, a editoria da mesma vem a público esclarecer o equívoco ao publicar na edição de sábado, 08 de junho, informações recebidas que davam conta de que o advogado teria participado de uma reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Picos Eriberto Barros (PSD) e o prefeito municipal Gil Marques de Medeiros.

Dr Damásio Araújo informou que esteve na sede do poder legislativo picoense para tratar com o presidente sobre uma homenagem que mesmo receberá da Casa Legislativa.

Segundo ele, coincidentemente encontrou o prefeito,no local que lhe acompanhou na conversa com o vereador. Ainda de acordo com Dr. Damásio Araújo, o prefeito deixou a sala em sua companhia e o assunto tratado foi apenas sobre a solenidade da homenagem a qual receberá.

O advogado afirma ainda que não possui ligação com nenhum grupo político da cidade, e que mantem relação republicana com todos os seguimentos da sociedade picoense. A coluna mais uma vez reconhece o equívoco e aproveita para pedir sinceras desculpas ao advogado Damásio Araújo, por quem presa de respeito e consideração.

Tem espetáculo, sim, senhor!

O pré-candidato a prefeito de Picos, Wagner Carvalho, mais conhecido por “Palhaço Waguinho” (Psol), mandou avisar que colocará sua pré-campanha na rua em breve. No entanto, Wagner ainda não tem um companheiro de chapa definido. Apesar do pré-candidato ser um artista circense, ele promete fazer uma campanha propositiva e sem palhaçada.

Resistiu às aguas de março

Quem também propaga, aos quatro cantos da cidade, que não destitui de pleitear o direito de sentar na cadeira, hoje ocupada pelo prefeito Gil Paraibano, é o empresário Luís Francisco, o popular Cacique, do Cidadania. Muitos davam como certo que sua pré-candidatura não resistiria às águas de março, mas o projeto político do empresário não foi levado pela correnteza. O pré-candidato promete fazer barulho, juntamente com seu companheiro de chapa, Valbertino Filho.     

Fechou parceria

O pré-candidato a vereador pelo município de Picos, Beron Filho (PSB), recebeu o apoio do secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (SADA), ex-deputado federal Fábio Abreu. O entendimento teve a bênção do deputado Nerinho (PT), padrinho político do pré-candidato. Segundo Beron, a parceria promete bons frutos.

Mudou de lado  

Quem mudou de lado foi o líder político Hamilton, da região do Coroatá. Apesar de vir sendo prestigiado na gestão do prefeito Gil Paraibano, ele resolveu mudar de lado e irá votar no pré-candidato a prefeito pelo MDB, Pablo Santos, e para o ex-vice-prefeito, Edilson Carvalho (MDB), que pleiteará uma cadeira para retornar à Casa do Povo”. O acerto foi chancelado pelo empresário Getúlio Carvalho e o deputado Pablo Santos.

Rumm

Segundo uma fonte com livre trânsito no palácio Coelho Rodrigues, a zanga do vereador Filomeno Portela (PT), em relação ao nome dado ao prédio da Unidade Básica de Saúde do povoado Mirolândia, não foi o motivo por ele expressado na Câmara Municipal. Parece que tem algo a ver com uma promessa feita pelo o vereador na época em que ele era aliado do palácio.

Marminino

Ás lideranças do Partido Verde em Picos estão dando pinta de que não andam muito satisfeitos com a forma como são vistos dentro do arco da aliança dos partidos que integram o bloco de oposição. A legenda, juntamente com o PT e PCdoB, integram a federação “Brasil da Esperança”, mas tem andado distante das agendas das duas legendas.

Dilema 

Em Aroeiras do Itaim, o Partido dos Trabalhadores vive um dilema após o rompimento político do vice-prefeito Edilson Teixeira com os “de Deus”. Edilson é um petista histórico, inclusive ajudou a fundar o partido no município, mas, com a fusão do finado PTB com o Patriotas, o atual prefeito Bil de Deus foi levado para a legenda pelo deputado Nerinho (PT). 

Pode isso, Arnaldo?

Quase todos os filiados ligados ao prefeito Bil de Deus são considerados petistas paraguaios, mas, mesmo assim, tentaram tirar de Edilson o direito de disputar uma vaga na Câmara Municipal pela legenda. O abacaxi foi levado para a direção estadual da agremiação descascar.

Apaziguou

Segundo Edilson Teixeira, ficou acordado na instância estadual que se o prefeito Bil de Deus for disputar a reeleição, o PT lhe dará guarita, e Edilson Teixeira, mesmo apoiando o empresário Marciano Macêdo (PSD), candidato do grupo de oposição, também terá sua candidatura à vereador homologada. Mas, caso o candidato do clã De Deus for o ex-prefeito Wesley de Deus (MDB), o comando do partido no município ficará com Edilson. Bem, segundo uma fonte lá do vizinho município, há um movimento para o prefeito disputar a reeleição. Contudo, de acordo com o informante, o ex-gestor não quer abrir mão de tentar voltar a comandar os destinos do município.   

Dupla formada

Em Geminiano, as lideranças do MDB, comandadas pelo ex-prefeito Tony Borges, se reuniram e bateram o martelo em relação à indicação do nome que comporá a chapa majoritária, encabeçada pelo atual vice-prefeito Vilmar de Sá, o “ Maninho da Coca” (PT). O ex-secretário de Saúde, Manoel Borges, popularmente conhecido por Marly Borges (MDB), será o “Casca de Bala” de Maninho da Coca”. A dupla conta com a chancela do prefeito Erculano Carvalho e do ex-prefeito Tony Borges, que nos últimos 20 anos se alternaram no comando do poder local, mas na eleição de outubro próximo decidiram marcharem juntos, e ainda do secretário de Saúde José Genivaldo, o “GG”.

Prontos para o embate

Pelo lado do grupo de oposição, o cenário já estava definido desde o ano passado. Os empresários Jailson Campos (PSD) e Josimar Feitosa Gonçalves (Galego do Pastel) formaram a chapa majoritária como candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Os oposicionistas terão, no palanque também, um ex-prefeito Jader Borges, o ex-secretário de saúde, Airton Borges, e outros dissidentes do grupo de Tony Borges. Também integram o time oposicionista várias lideranças do Partido dos Trabalhadores, que vim divididos para a eleição do município.