A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realiza entre os dias 20 e 23 de maio, a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento a nível nacional reúne gestores de todo o país em busca do fortalecimento do municipalismo.

Com o tema “Pacto Federativo: um olhar para a população desprotegida”, o evento acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Na manhã desta terça-feira, 21 de abril, aconteceu a cerimônia de abertura oficial do evento que contou com a participação do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula; do vice-presidente Geraldo Alckmin; de 11 ministros; de senadores e deputados federais e prefeitos de todo o país. Na ocasião, o presidente Lula anunciou ações que fortalecem o municipalismo e buscam aliviar as dificuldades financeiras dos municípios.

Durante o momento foram tratadas pautas importantes para o municipalismo e que que tramitam no cenário nacional, dentre elas, a desoneração fiscal, a inclusão dos municípios e previdências próprias, além dos tratar sobre os precátorios, divisão dos royalties do petróleo e recursos para os SUAS.

Na oportunidade, o presidente anunciou o repasse emendas parlamentares e de emendas para custeio da saúde, assim como, regras para financiamento de dívidas e precatórios.

O Piauí conta com uma caravana de 90 prefeitos que buscam o fortalecimento do municipalismo, assim como, investimentos para seus respectivos municípios.

Ao Cidades na Net, o prefeito de Caridade do Piauí e presidente da APPM, Toninho de Caridade, destacou a importância do momento e que o presidente Lula e os representantes do Congresso e do Senado Federal reafirmaram o compromisso com as pautas municipalistas.

Cidades na net