A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas e universidades, realizou, durante os dias 14 a 17 de maio, ações de mobilização social voltadas ao dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
Este ano, o tema foi Do Rio Guaribas ao Mar: Navegamos juntos pela diversidade e o cuidado em liberdade triunfar. A organização das atividades ficou a cargo do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e da Secretaria Municipal de Saúde, tendo como objetivo promover a conscientização sobre a saúde mental e fortalecer a luta contra o estigma e a exclusão social.
Confira como foi a programação da Semana da Saúde Mental!
14/05/2024 – Foram realizadas no CAPS AD II palestras com Assistentes Sociais, equipe do CAPS AD II e com o Advogado da Saúde, Murilo Barbosa e contou com a participação de usuários e seus familiares. O momento reforçou a importância do apoio mútuo das famílias e da comunidade na promoção do cuidado em liberdade.
15/05/2024 – Aconteceu uma Roda de Conversa, onde foram discutidos temas como Cárceres Privados e Violação dos Direitos dos Usuários em Cárcere Privado. Realizada na UBS do bairro Pedrinhas, teve como objetivo políticas de proteção e garantia de direitos para vulneráveis. O público-alvo foram profissionais CAPS II, UBS Pedrinhas, CREAS, e familiares de usuários do CAPS AD II.
16/05/2024 – Foi realizada no Centro Educacional Profissionalizante Petrônio Portela, mais conhecido como PREMEM, uma exposição sobre a experiência pré e pós-adoecimento psíquico, apresentadas por usuários do CAPS, visando destacar a relevância do tratamento, da adesão e do apoio familiar durante o processo de recuperação. O público presente contou com alunos e professores da escola, profissionais do CAPS II e CAPS AD II, além de usuários dos serviços dos órgãos presentes.
17/05/2024 – Os profissionais do CAPS II, levaram usuários dos serviços para fazerem um passeio na Água Mineral Manaíra, na cidade de Dom Expedito Lopes. Essa iniciativa, visou promover a integração dos usuários na sociedade, combatendo o isolamento social.
As ações realizadas durante a Semana da Saúde Mental foram fundamentais para promover a luta Antimanicomial e a conscientização sobre a importância do cuidado em liberdade. A participação ativa de diferentes setores da sociedade, demonstrou a força da mobilização social na construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.
Ações como essas, ressaltam o empenho da atual gestão municipal em promover essas iniciativas, evidenciando seu compromisso com políticas públicas que possam garantir cuidado adequado e direitos às pessoas com transtornos mentais.
CCOM