Severo Eulálio (Foto: Cidade Verde)

O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) demostra confiança caso uma nova eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) seja determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Eleito antecipadamente para o segundo biênio, o emedebista acredita que o acordo com o PT segue mantido.

Severo Eulálio disse que recebeu ligações dos deputados garantindo apoio caso sua eleição seja anulada. “Vamos aguardar o momento. Está tudo nos conformes. Recebi ligação de quase todos os parlamentares, todos dizendo que a palavra dada é o mais importante e assim que deve ser”, afirmou.

O parlamentar comentou que o PSDB, partido autor da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF, não tem interesse em anular a eleição já que não possui nenhum deputado no estado. Para ele, a ação foi um equívoco. 

Apesar do PSDB ter desistido da ADI, que envolve também a eleição da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, o processo segue tramitando no STF e foi encaminhado para a análise do ministro Kássio Nunes Marques, que é o responsável pelo caso.

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), o PSDB questionou os dispostos das Constituições do Piauí e da Paraíba que permitiram a antecipação em dois anos da eleição de segundo biênio para os cargos da Mesa Diretora das Assembleias Legislativas desses estados. No Piauí, a eleição aconteceu em fevereiro de 2023 e elegeu Severo Eulálio para o biênio 2025-2026

A possibilidade da suspensão gerou questionamentos na base governista sobre o acordo que vigorou para a eleição de Franzé e Severo. Atual presidente da Alepi, Franzé Silva negou que tivesse a pretensão de lançar outro candidato e garantiu que seu apoio seria do deputado emedebista.

Portal O Dia