A pré-campanha eleitoral no município de Picos parece ter entrado em um estágio de adormecimento. Pelo lado governista, o prefeito Gil Paraibano (Progressistas), realiza apenas o Bê-á-bá. Paraibano tem sido bastante cauteloso a ponto de alguns dos seus opositores acharem que o gestor jogou a toalha em relação ao seu projeto de permanência no comando do Palácio Coelho Rodrigues. Esse comportamento vem causando preocupação em vários pré-candidatos à vereador.

Fazendo cálculos

Já pessoas muito próximas ao prefeito garantem que ele está fazendo seus cálculos. Segundo um aliado de Gil, eleição é corrida de resistência e não de velocidade. Este e vários outros apoiadores do mandatário afirmam que os números trazidos pelas pesquisas de intenção de voto estão provocando ilusionismo em parte dos adversários do progressista.

Comodidade

Já o deputado licenciado e pré-candidato a prefeito, Pablo Santos (MDB), atravessa um momento de muita comodidade. De acordo com o resultado das últimas pesquisas de intensão voto, o emedebista quase não enxerga mais a concorrência pelo retrovisor. Diante da cômoda posição do deputado, há também pré-candidatos a vereadores, que compõem seu arco de aliança, apresentando sintomas de mi-mi-mi.

Com a sandália da humidade

Mas Pablo Santos garante que não existe sapato alto em sua pré-campanha. O pré-candidato afirma que tem consciência que pesquisa apresenta apenas um recorte de momento, e que o lema no seu time é de muita humildade e pé no chão. Ele ainda garantiu que tem tratado e continuará tratando, em pé de igualdade, os grandes, medianos e pequeninos pré-candidatos ao Legislativo.  

Ainda no páreo

O empresário e postulante ao cargo máximo do município de Picos, Luís Francisco, mas conhecido por “Cacique” (Cidadania), declarou que continua com seu bloco na rua. E apesar de não chegar a dois dígitos nas pesquisas, ele disse que está animado com os números mostrados nos últimos levantamentos. Cacique lembrou que é alto o número de eleitores indecisos. Ele acredita que quando começar a campanha eleitoral poderá herdar parte dessa fatia e embolar o meio campo.

Pronto para o espetáculo

Já o pré-candidato Wagner Leal, conhecido popularmente por “Vaguim Palhaço” (Psol), promete que vai fazer muito barulho e que na disputa eleitoral não fará o papel de bobo da corte. O palhaço disse que vai surpreender os picoenses com uma campanha propositiva e com proposta exequível. Então vamos esperar que se abra o picadeiro da sucessão.

Tudo novo

Uma sessão especial foi promovida na Câmara Municipal de Picos para marcar a inauguração da reforma e ampliação do plenário vereador Pedro Barbosa da Silva. O evento contou a participação – além dos 14 vereadores com assento na Casa “Legislativa” (com falta para Matusalém) – de representantes do saudoso vereador Pedro Barbosa, autoridades, lideranças políticas e cidadãos comuns.

Foi aplaudido

A repaginada que o presidente do legislativo, Eriberto Barros (Progressistas), deu no plenário lhe rendeu elogios de todos os presentes. Um ponto que mereceu destaque foi o fato de Eriberto não ter pensado apenas nos seus pares no quesito conforto. Além dos servidores, a imprensa e os assistentes passaram a ter muita comodidade.

O grande líder

O empresário e político Araujinho (PT) foi impedido pela legislação eleitoral de disputar a eleição para prefeito de Picos em outubro próximo, mas a confiança que ele conquistou junto ao grupo de oposição na “Capital do Mel” cresce a cada dia. A maioria das lideranças oposicionistas apontam ele como seu principal líder político.

Retribuindo

O empresário tem procurado corresponder ao crédito conquistado junto aos seus liderados. Araujinho tem utilizado sua proximidade com o governador Rafael Fonteles (PT) para acelerar a execução das demandas que são apresentadas pelos seus seguidores em prol da população picoense.     

Na trilha

O pré-candidato a vereador Fabiano Oliveira (PCdoB) vem ampliando o número de apoiadores ao seu projeto de conquistar uma cadeira na Câmara Municipal de Picos. Fabiano tem intensificado os contatos, visitado comunidades, e já tem moldado seu plano de atuação para pôr em prática caso seja vitorioso nas urnas.

Fim de uma era

Em Aroeiras do Itaim, o vice-prefeito Edilson Rodrigues Teixeira rompeu politicamente com o grupo dos “De Deus”. O petista fez o anúncio por meio de suas redes socias na manhã deste sábado. Segundo uma fonte da coluna, os seguidores do petista já vinham incomodados há muito tempo com a forma como Teixeira vinha sendo tratado pelo clã De Deus.

O grande motivo

Ainda de acordo com a mesma fonte, o sentimento dos partidários de Edilson era o de que ele vinha sendo desprestigiado pelo grupo governista há muito tempo. Teixeira ainda não anunciou de forma oficial, mas ele é aguardado com muita expectativa no futuro palanque do pré-candidato a prefeito pela oposição.  

Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três

Em Santana do Piauí, a vaga de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo pré-candidato João Guilherme segue disputada. Pelo menos três nomes foram indicados até agora: o do vereador Deuzim, do vice-prefeito Neli Borges e do ex-prefeito Valdenilson Dias. A coluna apurou que todos eles tinham promessas do jovem pré-candidato para compor a chapa. E agora, como fica esse baião?

Angu de caroço

No entanto, o anúncio público do ex-prefeito Valdenilson Dias, em sua rede social, afirmando ser o “dono” da vaga de vice, tem causado “rebuliço” no grupo. Nos bastidores, fala-se em descontentamento de apoiadores que se uniram à oposição. Até o momento, João Guilherme ainda não fez menção pública sobre a composição da chapa. Deverá ele estar calculando o tamanho da insatisfação dos apoiadores?

Escalação pronta!

Se do lado oposicionista ainda não há definição concreta, na situação a chapa indicada pela prefeita Maria José foi formada. Os nomes convocados são do líder comunitário Adonaldo Cassiano e do jovem Marcos Rezende, ambos naturais de Santana do Piauí, representantes de comunidades rurais e da sede do município.

Com aval da base

Comenta-se que a escolha foi acertada, agradando o povo santanense. No grupo da situação, o clima é de confiança e os apoiadores falam em ir com tudo para a campanha eleitoral de 2024.