Golpistas estão se aproveitando do alto volume de doações, que estão sendo direcionadas às vítimas das chuvas em diversas cidades do Rio Grande do Sul, para ganhar dinheiro aplicando golpes com falsas chaves Pix, além de outros meios digitais. Por isso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta, nesta terça-feira (07), para evitar que as pessoas sejam alvo desse tipo de crime.

Segundo a Febraban, é essencial que o doador tenha atenção e confira os dados de quem irá receber o pagamento antes de realizar a transferência bancária, tanto via Pix, quanto por TED e boletos. Ainda segundo a Federação dos Bancos, os golpistas também estão utilizando links falsos para que o doador forneça dados confidenciais, o que acaba desembocando em transações financeiras para os criminosos.

Na noite de domingo e nesta terça-feira (07), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB/RS), já havia feito alertas sobre a atuação de golpistas pedindo Pix para o governo do estado, que na verdade, não está recebendo o dinheiro de doações. Para arrecadar o valor doado e direcionar às vítimas, o governo gaúcho reativou o canal de doações SOS Rio Grande do Sul.

“O Pix não é para o governo, é para uma conta de uma entidade privada que é da Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul, que são bancos públicos na verdade. Então, é uma entidade privada, não é dinheiro para o governo fazer nenhuma das ações que anunciamos (reconstrução do Estado). Os recursos do Pix, com a participação de entidades sociais, são para as pessoas atingidas pelas chuvas”, disse, em coletiva de imprensa nesta terça.
Além disso, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também fez um alerta para golpes com Pix falsos divulgados para doações e usados por criminosos na tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul. “O crime hoje ocorre no mundo virtual e para isso precisa tecnologia para combatê-lo”, disse

Água potável é prioridade no momento, diz Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul informou que, no momento, a prioridade de doação para as vítimas das chuvas no estado é água potável. Além disso, o órgão pede com urgência envio de produtos de limpeza e higiene, como sabonete, shampoo e absorvente.

Fonte: Sbt News/Cidade Verde