Parte das lideranças ligadas ao prefeito e pré-candidato a prefeito Gil Paraibano (Progressistas), andava meio cabisbaixa devido ao comportamento do gestor em relação ao projeto de reeleição. Os incomodados murmuravam que Gil estava com o feio de mão do carro meio que puxado e estes queriam ver paraibano acelerar e engatar uma 5ª macha.

Se assanharam

Mas nas últimas semanas o gestor começou a pisar um pouco mais no acelerador. Esse gesto foi o suficiente para reanimar os tristonhos. Já há deles querendo voltar a falar grosso. Eles propagam que o chefe do grupo apenas fez um pequeno ensaio do que vem por aí.

Olha o mimimi

Já pelo lado do pré-candidato Pablo Santos (MDB), também há “Mimimi”. Determinados pré-candidatos têm manifestado que a larga vantagem que as pesquisas mostram em favor do emedebista não é bom para a turma do baixo clero. Segundo um destes, eles estão menos valorizados na feira da sucessão.

Concorrência desleal

Ainda de acordo com integrantes do núcleo minoritário, eles ainda lutam com uma concorrência desleal dentro do grupo oposicionista. É que na visão da minoria, os maiorais detém uma mega estrutura em comparação com os pequeninos.  

Família é tudo

No labirinto da política picoense, alguns experientes foram bastante precavidos em relação a possíveis desencontros em seus projetos para eleição deste ano. Os espertos filiaram familiares em diversas legendas. A ideia é caso ocorra embaraços em determinados grupos, a família dispõe de um substituto para tentar conseguir atingir o objetivo do núcleo em outro espaço.       

Fé no tio

O ex-coordenador do Fundo Municipal de Iluminação Pública (FUMIP), Raniery Lima (Progressistas), acompanhado do seu tio, o ex-prefeito Padre Walmir Lima (Sem Partido), estiveram recentemente em Teresina. Na capital, ambos foram recebidos pelo deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD). O parlamentar prometeu se empenhar na campanha do ex-coordenador na disputa por uma cadeira no legislativo picoense, e assim, retribuir o apoio recebido por tio e sobrinho na eleição de 2022.

Estilo Mineirinho

E por falar em Raniery Lima, ele vem adotando o estilo mineirinho na pré-campanha. Até mesmo um crítico do ex-coordenador admite que ele vem conseguindo furar bolhas que jamais alguém imaginaria que ele fosse capaz. Segundo um analista da política picoense, uma das justificativas da boa aceitação da pré-candidatura, por incrível que pareça, foi o legado deixado pelo ex-prefeito Padre Walmir, que deixou o Palácio Coelho Rodrigues esturricado pelos ex-aliados políticos, mas bem avaliado por uma parcela significante da população. 

São João até umas horas I

As festas juninas este ano na cidade de Picos prometem. O secretário estadual de Turismo, José Neto Monteiro, ladeado pelo governador Rafael Fonteles (PT) e o deputado licenciado e pré-candidato a prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), anunciou dentre outras atrações da segunda edição do festival “Picos Cidade Junina”, o forrozeiro Wesley Safadão. E pois não é que já há um seguidor do pré-candidato que parodiou o refrão do “Pega o Guanabara e Vem” do safadão o simpatizante canta é “Pega o GuanaPablo e vem”.          

São João até umas horas II

Por outro lado, o prefeito Gil Paraibano (Progressistas) promete uma festa de arromba. A organização do “São João de Picos” trabalha de forma discreta. Apesar de não ter havido ainda de forma oficial o anúncio das atrações, comenta-se nos arredores do Palácio Coelho Rodrigues (sede do poder municipal) que paraibano poderá autorizar o pouso de um avião no local do evento. Os seguidores do gestor garantem que a festança vai ser igual ao título de uma das músicas cantada pelo forrozeiro, “Nota Dez”.

Sem palmas

Resta saber se os outros dois postulantes ao Palácio Coelho Rodrigues, o empresário Cacique (Cidadania), e o palhaço Vagium (Psol), o que farão nas festas juninas. Como ambos não dispõem de estrutura governamental, não serão aplaudidos no anarriê da sucessão.     

Assumiu

O vereador licenciado e engenheiro civil, Francisco da Chagas de Sousa, o Chaguinha, eleito recentemente vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Piauí (CREA-PI), assumiu a presidência do colegiado devido ao afastamento do presidente Hércules Medeiros que viajou para participar do encontro nacional de Crea. A tendência é que Chaguinha deverá assumir o cargo em várias outras oportunidades durante o exercício do mandato.

Reconectado

O empresário e ex-vice-prefeito de Picos e pré-candidato a vereador Edilson Carvalho (MDB), está se reconectando com o eleitorado. Ele, que não participou do pleito municipal de 2020, está de volta a páreo. Segundo pessoas próximas a Carvalho, o homem não esqueceu como se faz política e já fez vários contatos que resultou em apoio ao seu projeto de retorno à Câmara Municipal. 

Otimistas 

Em Aroeiras do Itaim, o clima nos grupos políticos liderados pelo pré-candidatos a prefeito e vice, Marciano Macedo (PSD) e Zênio Neves (PSD), respectivamente, é de muita esperança que desta vez desbanquem o feudo da família de Deus que comandam o município desde a sua fundação. Segundo eles, o sentimento de mudança tomou conta da maioria da população. Nesta sexta-feira (26), a dupla esteve com seus padrinhos, a senadora Jussara Lima e o deputado estadual Georgiano Neto (MDB). O coordenador do Departamento de Obras Contra a Seca (DENOCS), Assis Rocha, também esteve no encontro.

Não é bem assim

Já a família de Deus trabalha para manter a hegemonia no território aroeirense. Partidários do ex-prefeito Wesley de Deus (MDB), que apareceu na lista de inelegíveis divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), dão como certo que o ex-gestor sanará as pendências existentes no órgão fiscalizador e será o candidato. As lideranças ligas aos de Deus asseguram que ainda não será desta vez que os chefes do grupo descerão do trono. Só nos resta aguardar.   

Pé na estrada

Segundo notícias vindas de Santo Antônio de Lisboa, as pré-candidaturas de Erivaldo Lopes (PT), a prefeito, e Giovan Sousa a vice, está ganhando corpo a cada dia que passa. Conforme uma fonte, o pré-candidato retornou de mala e cuia para a “Capital do Caju, como é conhecido o município, e agora a tarefa é se aproximar cada vez mais do eleitorado, que de acordo com a mesma fonte, já demonstra muita simpatia pelo pré-candidato.