O Cartório Eleitoral de Picos vem registrando uma grande demanda por conta da proximidade do fechamento do cadastro eleitoral, como todo mundo sabe, em outubro serão realizadas as eleições, e no dia 8 de maio deste ano, 150 dias antes do pleito, o cadastro eleitoral fecha, se o eleitor estiver com alguma pendência, ele tem até o dia 8 de maio para regularizar sua situação.
A chefe de cartório da 62ª Zona Eleitoral, Daniela Martins Duarte, explica de que forma deve agir quem vai tirar o titulo de eleitor pela primeira vez.
“O eleitor, nesse caso, como é a primeira vez, ele terá que obrigatoriamente comparecer o cartório eleitoral. Por que eu digo isso? Porque a gente vai precisar coletar os seus dados biométricos. Pela internet ele não tem como ser feito isso, na internet ele só faz só um pré-cadastro, mas para que se complete a inscrição dele, ele tem que comparecer o cartório eleitoral”, diz.
Até 8 de maio, munícipes podem realizar transferência de local de votação, regularização eleitoral, alteração de dados. Na oportunidade, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem selecionar zonas e/ou seções consideradas mais acessíveis para facilitar seu acesso às urnas. Nesses casos, o eleitor pode acessar www.tre-sp.jus.br e seguir orientações disponibilizadas. Ainda é possível solicitar atendimento presencial no cartório por agendamento até 30 de abril ou diretamente no cartório a partir de 1º de maio.
Confira a entrevista
Daniela Martins Duarte