Devido as várias queixas da população picoense sobre a demora no atendimento por conta da limitação no número de pessoas atendidas ao dia nos cartórios da região, a OAB de Picos realizou uma reunião com os tabeliões dos ofícios afim de tentar solucionar essa questão.

Dada as circunstâncias, a denúncia chegou até a Câmara Municipal, onde foi aprovada uma audiência pública, entretanto, com a posse dos novos tabeliães, foi primeiramente realizada uma reunião fechada na última sexta-feira (19), onde contou com a presença do presidente da câmara Eriberto Barros e dos tabeliães do 1°, 3° e 4° cartório de oficio de Picos e a tabeliã de Sussuapara Dr. Morgane.

Durante a reunião foi estabelecido um acordo entre as partes de que não haveria mais limites de atendimento, possibilitando a melhora no atendimento e impedindo que as pessoas precisassem se retirar de suas casas ainda na madrugada para se conseguir uma senha no atendimento. Vale ressaltar que durante a reunião não houve um representante do 2°oficio, entretanto, o presidente da OAB de Picos, Maycon Luz, destacou que a instituição está fiscalizando a situação.

“Estamos acompanhando o andamento. Não ouvimos mais falar de fila, mas a OAB está vigilante, assim como a câmera, inclusive porque nós tivemos com corregedor geral que trata disso dos cartórios. E ele nos incumbiu dessa missão de fiscalizar caso o cartório do segundo ofício não adote essas mesmas medidas”, pontuou.

Ainda segundo o presidente da OAB, a fiscalização será intensa para que esse tipo de caso não se repita e as pessoas possam ter atendimentos de qualidade.

“Vamos fiscalizar, se porventura chegar a denúncia que ainda está existindo fila no segundo ofício que ainda tem pessoas de madrugada na fila, nós iremos mais uma vez buscar o diálogo. Mas se tiver nós buscaremos. Inclusive eu irei pessoalmente lá no cartório conversar com a tabeliã para que a gente possa sanar essa situação e denúncia. Esse tipo de processo de procedimento administrativo para punir alguém somente em último caso. A gente não pensa nisso nesse momento, a gente quer mesmo resolver o problema todo mundo tem um bom atendimento”, concluiu.

Por fim, Maycon Luz conclui que não há mais a necessidade de uma audiência pública visto que o problema já tenha sido resolvido.