A polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, entre os dias 01 e 05 de abril, sete veículos oriundos de furtos e roubos, e prendeu 7 pessoas por Receptação. As ocorrências foram registradas nas cidades de Teresina (PI), Picos (PI) e Bom Jesus (PI). Somente neste ano, 62 veículos com origem semelhante foram apreendidos no Piauí.
A primeira apreensão foi efetuada na tarde do dia 01 de abril, na BR-135, em, Bom Jesus(PI), quando uma equipe de patrulhamento tático abordou o condutor de uma motocicleta Honda/XRE. Após uma análise nos elementos identificadores, os policiais constataram que o veículo em questão estava clonado, e o original havia sido roubado. Ao ser questionado, o condutor, um homem de 38 anos, informou que adquiriu a motocicleta pelo valor de R$ 17.000,00 mil reais, sendo R$ 8.000,00 pago em espécie e o restante em animais bovinos.
Na manhã do dia 4, por volta das 08h30, no km 294 da BR-316, em Picos (PI), uma equipe realizava rotineira fiscalização quando abordou dois veículos, um TOYOTA/COROLLA XEI20FLEX e um VW/T CROSS TSI AD. Após ordem de parada, os agentes constataram que os mesmos estavam sendo conduzidos por dois homens, com idades de 29 e 37 anos, respectivamente. Durante os procedimentos de fiscalização, a equipe identificou adulteração nos elementos de identificação veicular dos dois veículos. Após uma análise mais detalhada, os agentes constataram que o TOYOTA/COROLLA XEI20FLEX, na verdade era outro veículo, que havia sido roubado em Recife (PE) no dia 29 de março de 2024, conforme registro na Delegacia de Boa Viagem – PE. Já o segundo veículo, um VW/T CROSS TSI AD, que também estava adulterado, havia sido roubado em Recife (PE), no dia 22 de dezembro de 2023.
As demais apreensões foram registradas em Teresina (PI), na BR-343, na tarde do último dia 04. Nas ocasiões, duas motocicletas roubadas e um veículo, que circulavam com elementos identificadores clonados, foram recuperadas.
No Piauí, os roubos de veículos representam um grande desafio para a segurança pública da região, afetando diretamente a vida das pessoas que têm seus veículos roubados. Além do impacto financeiro imediato da perda do veículo, esses incidentes podem causar uma série de consequências adversas para os proprietários.
Desta forma, a recuperação de veículos roubados tem ganhado cada vez mais destaque entre as atividades ostensivas da PRF, como forma de reforçar o compromisso da instituição no combate à criminalidade e, assegurando, assim, a devolução dos bens aos seus legítimos proprietários.
Fonte: PRF